MacBook Barato a caminho… Está por semanas!

Se o MacBook Air já domina o mercado dos ultra-portáteis com um autêntico punho ferro graças ao seu design, qualidade de construção, e performance pura e dura, é inegável que existem algumas expetativas para aquela que pode muito bem ser a próxima grande aposta da Apple no mundo dos computadores portáteis.

MacBook Barato a caminho… Está por semanas!

Portanto, da mesma forma que se anda há anos a pedir um iPhone mais barato, a realidade é que o mesmo acontece também no lado dos portáteis da Apple.

Dito isto, a realidade é que são mercados diferentes, porque um MacBook Air, que é um portátil mesmo muito bom graças ao seu SoC M4, pode ser encontrado a pouco mais de 900€ com a campanha certa.

Por isso, MacBook mais barato, que faça sentido, tem de andar à volta dos 600~700€. isto são valores que a Apple nunca achou grande piada. Mas, segundo a TrendForce, a Apple prepara-se para lançar já na primavera de 2026 um novo MacBook de 12.9 polegadas, pensado para o segmento de entrada e gama média, com um preço bem mais simpático do que aquilo a que a marca nos habituou.

Um MacBook diferente do habitual!

Este novo portátil deverá apostar no chip A18 Pro, o mesmo que equipa o iPhone 16 Pro, em vez de um SoC da família M.

Isto à primeira vista parece um passo atrás, mas a realidade é que o A18 Pro oferece um nível de desempenho muito próximo do antigo M1, que ainda hoje continua perfeitamente capaz para tarefas do dia a dia.

Como é óbvio, é também um chip mais barato de produzir. Por isso, na prática, este MacBook pode funcionar como o verdadeiro sucessor do velho MacBook Air M1, que a Apple ainda vende através de alguns retalhistas a preços mais baixos.

Preço mais baixo, mas claro, com compromissos

Nos Estados Unidos, fala-se num preço entre 599 e 899 dólares, com 699 ou 799 dólares a surgirem como os valores mais prováveis. Isto colocaria este modelo abaixo do MacBook Air atual.

Mas… Claro que há cortes. Este MacBook deverá ficar limitado a 8 GB de RAM, não terá suporte Thunderbolt e deverá usar apenas portas USB-C convencionais, com velocidades mais baixas e limitações em ecrãs externos.

É o preço a pagar por um MacBook mais barato.

Ecrã de 12.9 polegadas e design leve

macbook 12

Ao contrário do que se pensava inicialmente, tudo indica que este portátil não terá 13.6 polegadas como o Air, mas sim um ecrã de 12.9 polegadas, muito próximo das dimensões usadas no iPad Air e iPad Pro.

O design deverá ser fino e leve, possivelmente inspirado no antigo MacBook de 12 polegadas, um modelo que desapareceu cedo demais, mas que ainda hoje é lembrado pela portabilidade.

Cores, público-alvo e estratégia

Segundo Ming-Chi Kuo, este MacBook poderá chegar em várias cores, como prateado, azul, rosa e amarelo, numa abordagem mais jovem e descontraída, à semelhança do iMac.

O objetivo é claro. Atrair estudantes, utilizadores casuais e quem quer entrar no ecossistema da Apple sem gastar uma pequena fortuna.

Vale a pena?

Se este MacBook for lançado com o preço certo, pode tornar-se um dos produtos mais interessantes da Apple em anos. Claro que não é um portátil para profissionais exigentes, nem para quem vive de múltiplos monitores e transferências pesadas. Mas para estudar, trabalhar, navegar, ver conteúdos e usar macOS sem compromissos graves… Pode ser exatamente aquilo que muita gente anda a pedir há muito tempo.

Pode ser aquele portátil para estudantes que querem algo para ligar o seu iPhone e AirPods. E que claro, os vai levar para um ecossistema que dificilmente os irá perder. Vai ser uma grande “cacetada” no mundo Windows, se correr bem claro.

Deve chegar já no primeiro trimestre do ano.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também