Inicio Apple mac OS Big Sur: as novidades que fazem a diferença!

mac OS Big Sur: as novidades que fazem a diferença!

Caso não saiba a Apple lançou a beta pública do mac OS Big Sur, assim como as betas públicas do iOS 14 e watch OS 7. Dito isto, qualquer pessoa com um Mac compatível pode experimentar o novo software que oferece um novo look, como também novas formas de trabalhar nos MacBooks, iMacs, Mac Minis e Mac Pros.

mac OS Big Sur: as novidades que fazem a diferença!

Após 19 anos com o MacOS 10, a Apple batizou a versão de Big Sur para marcar a transição para o 11

Mac OS Big Sur

O mac OS 11 é a maior atualização de design desde o lançamento original do Mac OS X (10) em 2001!

Só isso faz com que valha a pena experimentar as suas novas capacidades, e podemos fazê-lo se desde que tenhamos um Mac compatível com o Big Sur.

No entanto recomendamos que não instale esta ou qualquer outra beta numa máquina em que confie para trabalhar pois ainda não estão estáveis a 100%.

Eu utilizo computadores Mac desde o OSX Tiger que saiu em 2005 e por isso adoro mergulhar em algumas das partes mais geek do novo MacOS, como por exemplo o novo modo de Boot que conta já com os novos Apple Silicon que estão a caminho.

Primeiros MacBook com processadores do iPhone a caminho!

Mas vamos aguardar para ver as funções que ainda podem sair, quando a versão final do mac OS Big Sur for lançada este outono e quando chegar os novos Macs que utilizam os processadores Apple Silicon no final do ano.

Contudo, é quase obrigatório darmos uma olhadela rápida as novas funcionalidades que a maioria das pessoas vão notar.

Vamos assim às novidades…

1. Novo design:

De todas as versões do MacOS das últimas duas décadas, o Big Sur definitivamente apresenta as mudanças mais perceptíveis visualmente.

Mac OS Big Sur

A barra de menus na parte superior do ecrã agora está mais transparente e os itens do menu possuem mais espaço entre eles para facilitar a leitura.

A dock agora flutua na tela e também é mais transparente para permitir que o fundo apareça através da mesma. As janelas têm uma aparência mais leve e brilhante e as extremidades são arredondadas, de modo a corresponderem aos ângulos do hardware Mac como o MacBook.

2. Um novo Safari

Além das mudanças gerais nos menus e janelas do Mac OS Big Sur, a próxima coisa mais notável para a maioria dos utilizadores será a grande revisão do browser Safari.

O Safari agora apresenta pré-visualizações quando passa o cursor sobre um link para ajudá-lo a encontrar o que está procurar.

Mac OS Big Sur

Entretanto a nova versão do browser também chega com um relatório de privacidade integrado para cada site, uma funcionalidade de tradução automática, mais suporte para extensões como também uma página inicial personalizável a qual é muito útil.

3. Widgets e Centro de Controlo

O novo Control Center torna mais fácil e mais rápido mudar as configurações de Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop, luz de fundo do teclado etc. Os widgets também funcionam de forma muito semelhante aos do iOS e iPadOS – e não como os antigos widgets do Dashboard do Mac no passado.

Mac OS Big Sur

No entanto apenas os widgets de aplicações da Apple estão disponíveis de momento – tempo, lembretes, relógio mundial, por exemplo – mas no entanto é esperado que os programadores lancem novos widgets para a plataforma.

4. Mensagens

Outra funcionalidade que se inspirou no iPhone e no iPad é a aplicação das Mensagens.A Apple está a trazer novos recursos introduzidos no iOS 14 para a versão Mac do Mensagens também.

Mac OS Big Sur

Em suma, algumas novidades que os utilizadores vão apreciar nas mensagens do Mac OS Big Sur incluem: melhor funcionalidade de pesquisa; a capacidade de fixar pessoas e conversas no topo da lista; melhores recursos de mensagens em grupo, incluindo menções e respostas inline; Stickers Memoji; e uma biblioteca GIF integrada.

5. Mapas no mac OS Big Sur

A aplicação Maps também recebeu atualizações importantes no Mac e ao mesmo tempo estas novas funcionalidades estão chegar ao iPhone e iPad.

Mac OS Big Sur

Assim isto inclui mapas internos de aeroportos, shoppings, 3D Look Around expandido e visualizações em 360 graus de locais nas principais cidades. Temos também guias dos principais pontos de referência e áreas.

Antes de mais o que pensa do novo Mac OS Big Sur? Deixe a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte: CNET Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades ao retro, eu estou lá para saber tudo.

Leia também

Oops!? As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas!

As primeiras NVIDIA RTX 3080 já estão a dar problemas! - Quando temos um novo produto a chegar ao mercado, seja um telemóvel, uma...

Windows 10: atualizações estão a falhar veja como resolver!

Quando a Microsoft lança o update do Patch Tuesday para o Windows 10 com patches de segurança, normalmente é recomendado que faça rapidamente a...

Spotify acaba de receber uma novidade nos podcasts!

O Spotify pode ser ultra-experiente no que diz respeito ao streaming de música. No entanto, é mais novata no que diz respeito ao mundo...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...