Luz do motor acende depois de uma mudança de óleo? É por isto!

Poucas coisas são mais frustrantes para os condutores do que a temida luz de verificação do motor, que assinala um potencial problema sem fornecer uma pista específica sobre a questão. Esta frustração só aumenta quando a luz do motor se acende depois de uma mudança de óleo. Fica na dúvida se deve conduzir o seu carro ou se deve parar de imediato.

Por vezes, a luz pode ser acompanhada de sintomas como ruídos no motor e problemas de consumo de combustível. No entanto, existem formas fáceis de resolver estes problemas pós-troca de óleo.

Embora existam algumas razões para a luz de controlo do motor estar acesa, a boa notícia é que, na maioria dos casos, as causas são menores e, por isso, fáceis de diagnosticar e resolver. Durante uma mudança de óleo, pequenos erros – como um tampão de óleo solto – podem levar a esta luz de aviso. Por vezes, é uma questão de reiniciar o sistema informático do veículo e, outras vezes, envolve um olhar mais atento sob o capô.

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Ignorar a questão pode levar a problemas com o desempenho do carro ou mesmo a reparações que podem eventualmente custar-lhe centenas, se não milhares de Euros. Então, porque é que a luz de verificação do motor se acende depois de uma mudança de óleo e o que pode fazer em relação a isso?

Razões pelas quais a luz de controlo do motor pode aparecer após a mudança de óleo

Uma das razões mais comuns para a luz de controlo do motor piscar após uma mudança de óleo é um tampão de óleo solto. Este tampão mantém a pressão no interior do motor, impedindo a entrada de contaminantes como sujidade e detritos. Quando não está corretamente fixado, pode criar uma fuga de vácuo, uma das causas da baixa pressão do óleo do motor. Isto leva a um desgaste excessivo, a um desempenho reduzido do motor e a uma luz de verificação do motor. Para o corrigir, certifique-se de que o tampão do óleo do motor está corretamente fixado.

Outra causa é o tipo de óleo incorreto. Cada motor requer um óleo com propriedades específicas e a utilização de um tipo de óleo incorreto pode resultar num mau desempenho. A luz de verificação do motor pode acender-se se o óleo não cumprir as especificações do fabricante. As classificações do óleo de motor que o seu motor aceita encontram-se na tampa de enchimento de óleo e podem ser verificadas através do manual do proprietário.

Um filtro de óleo entupido ou mal instalado pode restringir o fluxo de óleo, fazendo com que o motor funcione sob tensão. Neste caso, verá a luz de verificação do motor acompanhada de ruídos estranhos. Uma fuga de ar no sistema de admissão também pode acionar a luz de verificação do motor após uma mudança de óleo. Durante a mudança, as mangueiras e os conectores na admissão podem ser deslocados ou danificados, o que traria ar não regulado para o motor. Isto pode perturbar os rácios de mistura ar-combustível, levando a problemas como ralenti irregular, redução da potência do motor e uma luz de verificação do motor.

Como os problemas dos sensores podem acionar a luz de verificação do motor

Os veículos modernos dependem de sensores para monitorizar e regular o desempenho do motor. Estes sensores fornecem dados sobre vários parâmetros à unidade de controlo eletrónico do automóvel. Isto permite ao computador ajustar aspectos como a regulação e o fornecimento de combustível. Uma pequena perturbação durante uma mudança de óleo pode levar a problemas. Um problema comum é o mau funcionamento do sensor de pressão do óleo, que regista a pressão e os níveis de óleo do motor. Se o sensor estiver danificado ou incorretamente calibrado durante a mudança de óleo, pode enviar leituras inadequadas para a unidade de controlo, provocando a luz de verificação do motor.

Outro problema envolve frequentemente o sensor de fluxo de massa de ar, que mede o volume de ar que entra no motor. Se este sensor for perturbado ou contaminado durante a mudança de óleo, é provável que envie leituras erradas para o computador do veículo. Isto pode levar a problemas como uma aceleração deficiente ou um ralenti irregular, juntamente com a luz de verificação do motor. Limpar ou recalibrar o sensor pode resolver o problema.

Por fim, pode ser necessária uma reposição do sensor após uma mudança de óleo. A unidade de controlo do veículo pode ter de reconhecer o óleo e o filtro actualizados para funcionar corretamente. Ignorar a reposição do sensor pode provocar falhas e, consequentemente, a luz de verificação do motor acender-se. A reposição do sistema – normalmente com um scanner de diagnóstico – resolve o problema.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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