Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquê?

Se o seu automóvel está equipado com um sistema de controlo da pressão dos pneus provavelmente já se deparou com a temida luz de aviso de “pressão baixa”. No entanto será que tem logo de os ir encher? É que a luz de aviso dos pneus pode acender por causa do frio!

Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquê?

A verdade é que por cada queda de 10 graus na temperatura, a pressão dos pneus diminui 0.13 bar.  O frio encolhe – o quente expande-se, basicamente. É típico, nesta altura do ano, os condutores receberem avisos e ficarem preocupados com os pneus. Neste caso, o que está a diminuir é o volume de ar, graças ao tempo frio. Assim, menos ar equivale a pneus menos cheios.

Carro, iuc, ruído pneus

O facto de se tratar de uma ocorrência comum não significa que deva ser ignorada. Muitas vezes, as pessoas vêem esta [luz] de manhã, quando está mais frio. Se a temperatura aquecer, a luz pode apagar-se, mas é provável que os pneus ainda estejam com alguns BAR abaixo da pressão.

O TPMS verifica constantemente a pressão do ar através de pequenos sensores no interior das hastes de ar do pneu. Estes sistemas, embora bem intencionados, nem sempre são totalmente exactos e podem ter um pequeno desvio.

- Advertisement -
reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

Mas embora possa ser tentador ignorar essa luz intermitente e seguir o seu caminho, não o deve fazer. Ou seja, é mau ignorar a luz se não tiver verificado a pressão dos pneus. Pode muito bem ter um pneu com um furo, por isso é sempre inteligente verificar.

Se adicionar ar e o problema persistir, dirija-se a um mecânico ou a uma loja de pneus para efetuar uma recalibração. E verifique os seus pneus mensalmente para maximizar a saúde e detetar problemas atempadamente. A melhor altura para o fazer é de manhã ou quando o veículo não tiver sido conduzido durante várias horas. Os pneus devem estar “frios” para que a leitura seja mais exacta.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.