Lumia 1020 utilizados como microscópio para sequenciar DNA e salvar vidas

O Lumia 1020 tem talvez a mais amada câmara móvel de sempre, e o já história Windows Phone foi agora utilizado por investigadores da UCLA, NanoSystems Institute e Universidade de Uppsala, para testar um dispositivo que permite converter um smartphone em microscópio.

Em áreas remotas ou pobres, onde os laboratórios não abundam, epidemias e mortes poderiam ser evitadas se os técnicos de saúde tivessem acesso a equipamentos capazes de detectar mutações e elementos patogénicos.

Se um microscópio avançado com vários modos de análise pode custar vários milhares de Euros, o adaptador concebido pelos investigadores pode ser fabricado por valores até dez vezes inferiores.

O dispositivo impresso em 3D é um adaptador óptico que permite ao smartphone captar imagens em vários modos, de modo análogo a um microscópio óptico. As imagens são depois tratadas por um algoritmo que não só consegue sequenciar o DNA, como encontrar mutações e mesmo detectar células cancerígenas numa amostra de células normais.

O diagnóstico do cancro tornar-se-ia mais rápido onde agora necessitamos de enviar amostras para centros laboratoriais e hospitalares. Qualquer médico poderia, em teoria, usar o seu smartphone para detectar cancro em fase inicial e executar biópsias in loco, quase instantaneamente.

O Lumia 1020 não é incontornável. Qualquer smartphone com uma boa câmara poderá ser usado com este dispositivo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário