Como deve saber, ontem tivemos uma descida no imposto ISP, de forma a simular a queda do IVA para uma taxa intermédia de 13%, isto tanto na Gasolina como no Gasóleo. No entanto, as gasolineiras absorveram parte dessa queda de preço, com um novo aumento do seu lado. Em suma, muito se falou de uma queda de 15 cêntimos, mas a realidade, é que em muitos postos de combustível, a queda nem chegou aos 10 cêntimos por litro. (Aliás, já existem relatos que alguns postos voltaram a subir o preço, durante o dia de ontem, depois da queda de preço original.)
Além de tudo isto, a ajuda mensal de 20€ do IVAUCHER terminou em Abril, por isso, verdade seja dita, mesmo com uma queda dos impostos, estamos agora em pior estado, do que estávamos antes.
Entretanto, enquanto tudo isto acontece, a Galp vem a público anunciar que o seu lucro para o primeiro trimestre do ano, aumentou para os 155 milhões de Euros. Quase 6x o valor do ano passado. Obviamente que isto é normal, visto que no ano passado, no terceiro trimestre, estávamos novamente confinados. No entanto, se formos comparar estes valores com o ano de 2019, um ano “normal”, a Galp continua a fazer mais dinheiro.
Pois bem, vamos por partes.
- Combustíveis não desceram 20 cêntimos, nem 14… Desceram 10
- Gasolina 95 ou Gasolina 98: Qual é a melhor?
Lucros da Galp dispararam quase 500% nos primeiros 3 meses de 2022
Portanto, segundo o relatório de contas da Galp, este aumento de lucratividade deve-se à escalada do preço do petróleo, bem como o aumento da produção da empresa. Entretanto, de forma extremamente curiosa, estes resultados ficaram aquém do esperado pelos analistas de mercado.
O lucro da Galp aumentou para 155 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, quase seis vezes o valor apurado no primeiro trimestre de 2021, reflectindo a escalada do preço do petróleo que se intensificou com a guerra na Ucrânia e o aumento da produção na empresa.
Muito resumidamente, antes de impostos, amortizações, etc… Os lucros da Galp subiram 74%, para os 869 milhões de euros.
Antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA), os lucros subiram 74%, para 869 milhões de euros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!