Verdade seja dita, o 5G foi lento a chegar a Portugal, e pelos vistos, também está lento na sua expansão a uma escala verdadeiramente Nacional.
Sim, é verdade que o 5G não é aquilo que muitos esperavam na altura do seu anúncio, mas, ainda assim, seria de esperar um outro esforço por parte das operadoras Portuguesas na sua adoção e expansão.
Mas… Não é isso que se vê! Talvez mude agora com a chegada da DIGI.
Low-Cost é mau? Operadoras estão “lentinhas” a expandir o 5G!
Portanto, no meio de tanta crítica à DIGI, com vários dedos a apontar para a operadora Romena como uma rival “low-cost”, eis que ficamos a saber que as 3 grandes operadoras Portuguesas (MEO, NOS e Vodafone) registaram o ritmo mais lento de sempre na instalação de redes 5G em território Nacional.
Para ter ideia, entre Junho e Setembro, o número de antenas cresceu apenas 2%. Aqui vale a pena salientar que não estamos a falar de 2% em cada uma das operadoras. É 2% com todas elas juntas.
Isto significa que temos agora cerca de 10600 antenas 5G em Portugal.
Lento, mas já está em (quase) todo o lado!
Apesar da falta de investimento, já existem pelo menos um ponto de acesso 5G (rede base) em todos os 308 concelhos deste pequeno pedaço de terra à beira mar platando.
Isto não faz sentido. 5G requer mais antenas e não menos!
Devido às características da tecnologia, é preciso um maior nível de densidade de antenas relativamente a tecnologias anteriores. Por isso, seria de esperar um ritmo mais elevado de instalações.
Algo que não se está a verificar em 2024, pelo menos até ao final do terceiro trimestre do ano.
Será um “intervalo” para perceber onde a DIGI está a investir, para depois aumentar o investimento e pressuposto ritmo de instalação? Temos de esperar para ver.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


