Lockscreen aproveita-se da popularidade do Pókemon GO no Google Play

Chama-se Pokémon GO Ultimate e tenta fazer-se passar pelo famoso jogo que está a conquistar os utilizadores em todo o mundo. Esta aplicação maliciosa, encontrada no Google Play, tenta aproveitar-se do hype criado à volta do mais recente jogo e tem a capacidade de bloquear deliberadamente o ecrã do dispositivo móvel e forçar os utilizadores a reiniciarem-no.

Este novo lockscreen, o primeiro visto em atividade na loja de aplicações da Google, sobrepõe-se a todos os processos do sistema e é necessário tirar-se a bateria do dispositivo ou ficar-se a carregar durante alguns segundos no botão de energia para ser possível voltar-se a utilizar o smartphone.

Imagem que fica no ecrã bloqueado e que leva a utilizar a ter de reiniciar o smartphone
Imagem que fica no ecrã bloqueado e que leva a utilizar a ter de reiniciar o smartphone

Quando o fizer e o telemóvel voltar a ligar, vai estar a correr uma aplicação, sem saber, que vai andar a dar cliques em diversos anúncios de pornografia, o que poderá resultar em avultados volumes de tráfego e contas ao final do mês.

A ESET, empresa que lançou o alerta para esta ameaça, refere que esta é a primeira vez que um lockscreen é observado em atividade na loja Google Play. Para além do “Pokémon GO Ultimate”, os investigadores desta empresa de segurança detetaram também outras maliciosas como as “Guide & Cheats for Pokemon Go” e “Install Pokemongo”.

Algumas aplicações falsas

A solução de segurança antivírus da ESET para dispositivos Android, ESET Mobile Security que é gratuita permite bloquear estas aplicações e pode ser descarregada através da página oficial da ESET ou no google play.

A ESET recomenda que todos os utilizadores mantenham o software de segurança dos seus sistemas sempre atualizados, leiam os pareceres das pessoas que já instalaram a aplicação que estão prestes a descarregar, e tomem especial atenção às permissões requisitadas durante o processo de instalação.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário