Livro “#GeraçãoCordão” alerta para a crescente utilização da internet


Por em

A editora PACTOR apresentou o seu novo livro “#GeraçãoCordão – A geração que não desliga!”, da autoria da psicóloga clínica e terapeuta familiar e de casal Ivone Patrão e que conta com o prefácio do prestigiado pediatra Mário Cordeiro.

Um livro que pretende ajudar pais, professores e comunidade em geral a tornar as crianças mais felizes e melhor integradas na comunidade, não sendo um livro contra a tecnologia ou a internet. Trata-se sim de um guião, sem ter o formato de guião, que propõe um conjunto de boas-práticas para se conseguir dedicar apenas o tempo necessário, perceber os perigos e evitar as dependências online.

Vivemos numa era digital onde acordar e ver de imediato o telemóvel já se tornou parte da nossa rotina. Atualizamos as redes sociais ao segundo e às vezes nem estamos propriamente a ver/ler algo, estamos simplesmente ligados por este cordão invisível que nos seduz. É precisamente sobre esta ligação à internet (invisível porque há wi-fi e rede móvel) das crianças e jovens em especial, que faz perdurar a necessidade de estar conectado e de não se estar sozinho, que levou à criação deste livro.

livro “#GeraçãoCordão
livro “#GeraçãoCordão

Gerir regras no uso da tecnologia e criar hábitos saudáveis são dois dos maiores desafios da educação atual, quer pelas famílias quer pelas escolas. O livro “#GeraçãoCordão” reflete sobre o modo como as vantagens e os riscos de navegar online contribuem para o desenvolvimento da nova geração de crianças e jovens e para a (re)construção das famílias. E pretende ser uma ajuda para cada um de nós aprender a usar a tecnologia/internet de uma forma saudável e criar as suas próprias regras.

Para além de um enriquecedor prefácio e de um Wikipais, isto é, um glossário dos principais conceitos e novas tendências como grooming, ciberstalking ou phubbing, este livro conta também com testemunhos de pais, como os apresentadores Adelaide de Sousa e Pedro Fernandes, do youtuber de sucesso Miguel Luz, da professora ligada às tecnologias Carla Jesus, do psicólogo Pedro Fernandes e também do enfermeiro Ângelo Marinho.

O livro pode ser adquirido nas lojas habituais ou online no site da FCA e tem um preço de venda recomendado de 14,90€.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Nokia 9: O novo smartphone topo de gama lançado no 3º trimestre de 2017

Xiaomi Mi 6 é oficializado amanhã. Conheça as especificações!

Seguinte