Porque é que o líquido do limpa para-brisas não está a sair?

Os limpa para-brisas do seu automóvel são possivelmente um dos componentes mais importantes da sua experiência de condução segura. É verdade que nem sempre são suficientes mas dão uma grande ajuda. É por esse motivo que quando os jatos não se ativam e o vidro fica sujo por algum motivo, podemos ir a caminho de um grande problema. Mesmo que as suas escovas do limpa para-brisas tenham sido substituídas recentemente e estejam em perfeitas condições de funcionamento. Vamos então olhar para as razões pelas quais o líquido do limpa para-brisas não está a sair e o que pode fazer para resolver.

Porque é que o líquido do limpa para-brisas não está a sair?

Antes de assumir que algo está mecanicamente errado com os jactos de líquido do limpa para-brisas, deve abrir o capô do carro e verificar o reservatório de líquido. O líquido do limpa para-brisas vem de um pequeno depósito entre os outros componentes principais do automóvel. Se tem conduzido regularmente em condições de sujidade ou se tem o seu carro há muito tempo, o depósito pode estar vazio. Pode abrir a tampa e voltar a enchê-lo com líquido limpa para-brisas, que pode adquirir em qualquer lado. Lembre-se apenas de utilizar o líquido do limpa para-brisas verdadeiro e não água normal.

Car windshield with rain drops and frameless wiper blade closeup. 3d render

Se tiver quase a certeza de que ainda existe uma boa quantidade de líquido do limpa para-brisas no depósito, então o problema mais provável é que exista algum tipo de entupimento no bocal do jato do líquido do limpa para-brisas. Trata-se de um bocal pequeno e de precisão, pelo que basta um pouco de detritos sobre ou dentro dele para o entupir. Tanto um entupimento superficial como um entupimento interior podem ser desobstruídos se souber como.

Limpar os entupimentos superficiais

Observe atentamente a superfície dos jactos de fluido do limpa para-brisas. São as pequenas protuberâncias pretas localizadas diretamente por baixo do para-brisas, perto da parte superior do capot do automóvel. Se conseguir ver alguma sujidade óbvia no bocal, então é provável que se trate de um entupimento ao nível da superfície. Este tipo de entupimento é muito fácil de limpar e requer apenas alguns utensílios domésticos.

Primeiro, encontre uma escova pequena e suave. Uma escova de dentes normal é excelente para este fim, desde que não esteja a planear voltar a colocá-la na boca. Também vai querer um pano limpo e macio, de preferência um de microfibra que não deixe fios de fibra soltos quando o utilizar. Pode também pegar numa lata de ar comprimido, caso a sujidade seja mais profunda do que esperava.

Mergulhe a escova de dentes num copo de água morna e, em seguida, esfregue suavemente a superfície do bocal do jato de fluido do limpa para-brisas. Isto irá soltar a obstrução e prepará-la para a remoção. Depois, utilize o pano de limpeza para limpar o bocal, apertando-o para agarrar e remover quaisquer contaminantes sólidos. Se restar alguma sujidade no bocal, utilize o ar comprimido para a soprar. Depois de terminar a limpeza, faça funcionar os jactos de fluido por um momento, tanto para terminar de limpar os bicos como para verificar se o entupimento foi removido.

Limpar obstruções mais profundas

Se não conseguir ver quaisquer contaminantes óbvios na superfície dos jactos de fluido do limpa para-brisas, então é possível que um elemento de obstrução tenha conseguido penetrar mais profundamente no interior do bocal.

Primeiro, encontre um fio metálico fino e resistente. Pode utilizar um alfinete ou um clip de papel. Algo que se possa dobrar um pouco pode ser útil se os seus jactos do limpa para-brisas estiverem posicionados num ângulo estreito. Pegue no seu fio metálico e introduza-o suavemente no bocal do jato do limpa para-brisas. Empurre-o e puxe-o e faça-o rodar ligeiramente – deve conseguir sentir a obstrução a deslocar-se. Não introduza demasiado fundo ou poderá furar alguma coisa. Depois de ter mexido um pouco, ponha os jactos do limpa para-brisas a funcionar para ver se a obstrução foi eliminada.

Se os jactos continuarem entupidos, poderá ter de passar a medidas mais intensivas: remover e limpar todo o bocal. Se não se sentir à vontade para o fazer, talvez seja altura de visitar um mecânico.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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