Encontrei um líquido branco na tomada e quase ignorei! Perigo!

Naquela manhã, tudo parecia normal. Ia só ligar o carregador do portátil antes de sair. Foi aí que reparei: na base da tomada, mesmo junto ao interruptor, havia uma pequena mancha branca. Pensei que fosse pó, talvez tinta ou calcário. Passei o dedo. Era pastoso. E o pior: cheirava a queimado. Só mais tarde percebi o quão perigoso aquilo podia ter sido e como muitas casas em Portugal correm o mesmo risco sem saber.

O que é afinal o “líquido branco” na tomada?

Apesar do nome enganador, na maioria das vezes não é líquido mas sim um resíduo semi-sólido que resulta de um fenómeno conhecido como degradação dielétrica. Isto acontece quando há sobreaquecimento dentro das tomadas ou extensões, muitas vezes por uso contínuo, má ventilação ou simplesmente por causa de fichas mal encaixadas.

tomada elétrica molhada? eis o que deve (e não deve) fazer

Essa substância esbranquiçada pode ser:

  • Derretimento do plástico dos cabos ou da própria ficha;
  • Resto de solda ou isolamento queimado;
  • Resíduos de oxidação de metal com calor.
  • Em casos extremos, pode indicar um princípio de curto-circuito ou até um incêndio elétrico iminente.

Mas por que acontece?

Se tens o hábito de deixar carregadores ligados à tomada 24/7, ou se usas adaptadores baratos comprados online, estás a correr risco. E atenção: muitas casas mais antigas em Portugal têm sistemas elétricos que já não suportam a carga dos nossos tempos modernos. Entre aspiradores, fritadeiras de ar, portáteis, carregadores de telemóvel, TVs, consolas… há uma pressão constante sobre as tomadas.

Quando há uma má ligação ou o fio começa a dar sinais de fadiga, pode ocorrer fuga de corrente, aumento da temperatura, e como resultado, começa a “suar” literalmente essa substância branca.

Quando deves ficar preocupado?

Se vires líquido branco ou pastoso, marcas de queimado, cheiro estranho ou calor anormal numa tomada:

  • Desliga imediatamente tudo o que estiver ligado;
  • Não toques diretamente com os dedos se estiver húmido ou com cheiro químico;
  • Chama um eletricista o mais depressa possível;
  • E nunca, mas nunca, te limites a limpar e “fingir que não viste”.

perigo de incêndio: não ligue isto a uma extensão elétrica!

O erro que quase cometi

Depois de limpar com uma toalhita, liguei novamente o carregador. Uns segundos depois, houve um estalo seco e o disjuntor caiu. Só aí percebi que aquele “pó branco” era só a ponta do iceberg. A tomada estava queimada por dentro e podia mesmo ter pegado fogo.

Um eletricista confirmou: “mais 2 ou 3 usos e isto podia ter sido um incêndio”. A fiação já estava tostada e a ficha tinha uma fuga de corrente.

Como evitar que isto te aconteça?

Verifica regularmente as tuas tomadas. Se alguma parece solta, escurecida ou com manchas brancas, não uses.

Evita extensões com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo. Dá prioridade às que têm interruptor e proteção contra sobrecarga.

Nunca deixes carregadores na tomada quando não estão a ser usados. Nem o do telemóvel!

Investe em qualidade. Custa mais no início, mas previne danos (e até tragédias).

Não ignores sinais como cheiro a queimado ou estalidos. Mesmo que sejam esporádicos.

O “líquido branco” na tomada não é só estranho. Assim pode ser o aviso de que algo está muito errado na tua instalação elétrica. Muitas vezes, só notamos quando já é tarde. Por isso, se vires algo fora do normal, não ignores, não limpes e pronto. Age. Pode ser a diferença entre segurança e um susto ou pior.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Ana Oliveira
Ana Oliveirahttp://leak
Descobriu a paixão pela tecnologia entre aulas de engenharia e fóruns de gadgets, onde passava horas a debater especificações e novidades. Gosta de explicar tecnologia de forma simples, direta e prática como se estivesse a falar com amigos. É fascinada por tudo o que envolva inovação, privacidade digital e o futuro dos smartphones. Quando não está a escrever, está a testar apps, a trocar de launcher ou a explorar menus escondidos no Android.

Em destaque