Cuidado! Não faça isto ao limpar o ecrã da TV ou computador!

Quando se trata de limpar o ecrã de uma TV há sempre quem dê muitos truques e dicas. Uma das coisas que tenho visto é que várias pessoas tendem a utilizar papel de cozinha, lenços e outros materiais. No entanto e sem nos apercebermos podemos estar a fazer pequenos riscos. É por esse motivo que nunca se deve fazer isto ao limpar o ecrã da TV ou do computador. Para tudo há formas corretas de o fazermos e vamos explicar quais as melhores.

Cuidado! Não faça isto ao limpar o ecrã da TV ou computador!

Se no caso das televisões antigas limpar o ecrã era basicamente como limpar uma janela, afinal de contas tratava-se de vidro, no caso dos novos equipamentos tudo é bem diferente. É preciso termos atenção aos materiais e aos líquidos que utilizamos e também que a TV está desligada antes de começarmos. É que deste modo vamos conseguir ver muito bem a sujidade e não só.

Pano de Microfibras

limpar ecrã TV

A primeira coisa que se deve fazer é apostar num pano de microfibras. Todas as grades superfícies vendem e isto pode fazer toda a diferença. As TVs modernas são muito sensíveis à pressão e podem ser facilmente riscadas. Ao utilizar-se um pano de microfibras a pressão que fazemos ao limpar é muito mais homogénea e como tal reduzimos em muito o aparecimento eventual de riscos e outros problemas.

O que temos mesmo de evitar é papel de cozinha, jornais e outras coisas do género. Isso é bom para os vidros. É que os materiais de que falei têm fibras que podem causar problemas.

Entretanto não se esqueça que muita da sujidade acaba por ficar acumulada nos cantos. Assim deve dar-lhes especial atenção. Em muitos casos as extremidades são o pior.

Uma regra essencial é não utilizar demasiada pressão na limpeza senão quando ligar a TV pode ser algumas surpresas a nível de pixéis que não quer.

Há outro ponto que tenho de destacar. Não utilize nunca aqueles panos do pó mais comuns. Isto porque têm uma composição mais oleosa e que é ideal para móveis de madeira, mas não para o resto.

limpar ecrã TV

Os líquidos para limpar o ecrã da TV e computador

Aqui há uma regra de ouro. Nunca pulverizar nada diretamente na TV. Se estiver a utilizar algum tipo de líquido então pulverize o pano. É que caso contrário poderá danificar os componentes da TV. Entretanto não encharque o pano. Uma vez por ter o pano com um pouco de líquido a mais (e não era nada do outro mundo) dei cabo do teclado do meu Mac.

A regra para evitar marcas

Por vezes acabamos de limpar a TV e lá estão elas. As infames marcas a darem cabo do nosso excelente trabalho de limpeza. No entanto há um truque que se pode utilizar para este efeito. Assim deve-se limpar em traços uniformes, quer na horizontal, quer na vertical. Isto com o pano húmido. Depois deve-se passar uma última vez com um pano seco.

limpar ecrã TV

Uma mancha difícil de sair

Se tem uma mancha mais complicada de sair, talvez devido a um salpico de comida ou outras coisa, pode utilizar uma mistura muito diluída de água desligada e sabão para a loiça que não seja muito agressivo. Assim deve resultar. Nunca utilize liquídos limpa vidros que por terem amoníaco podem dar cabo da televisão. Isto apenas resultava nas TVs antigas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Drones e câmaras da DJI não funcionam com este smartphone!

Os drones e as câmaras da DJI são sem dúvida dos equipamentos mais populares entre os criadores de conteúdo, têm muita qualidade e funcionam...

Oclean – Promoção Cyber Monday: Escovar dentes com desconto!

Como deve saber, lavar os dentes todos os dias, mais que uma vez por dia, é algo simplesmente essencial para manter uma boa higiene...

Xiaomi Pad 5: Talvez o melhor tablet que pode comprar (369€)

Da mesma forma que a Xiaomi impressionou forte e feio com o 11T Pro que até já tivemos a oportunidade de analisar, também acabou...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!