A nova geração do Lexus RZ só chega a Portugal no final de 2025, mas já está a dar que falar. O motivo? Um volante muito estranho que o vai transportar para um carro de F1. Além disso, temos também um sistema de direção totalmente eletrónico que promete mudar a forma como vamos conduzir no futuro.
Claro que não estamos a falar de ficção científica. Esta é mesmo a nova aposta da Lexus para o segmento premium elétrico.
Um volante que parece saído do carro do Max Verstappen!
A grande estrela desta renovação é o “steer-by-wire”, um sistema de direção sem ligação mecânica entre o volante e as rodas. Tudo é controlado eletronicamente, com base na velocidade e no ângulo de viragem.
Ao ser controlado eletronicamente, isto significa que, teoricamente, poderia conduzir o carro a partir de qualquer lado. O que é… Só estranho! Além disto, para completar o cenário futurista, o RZ pode vir equipado com um volante tipo yoke, que roda apenas 200 graus de cada lado.
Traduzindo: não tens de andar a dar voltas infinitas ao volante para estacionar ou fazer curvas apertadas.
O volante é inteligente, e sabe o que tem de rodar para fazer a curva “perfeita”.
Claro que há quem ainda estranhe a ausência da parte superior do volante, o que é normal, são muitos anos de uma coisa redonda à nossa frente. Mas, a verdade é que ganhas espaço para as pernas e uma visibilidade muito mais limpa da estrada.
“e se isto falha?”
A Lexus garante que há um sistema de redundância com componentes duplicados e bateria secundária. Mesmo que falhe tudo, ainda tens 20 minutos de autonomia para chegares a casa.
Mudanças num carro elétrico?
Sim, há versões do novo RZ que simulam a troca de mudanças a partir das patilhas laterais. Um projeto que a Toyota andou a desenvolver durante anos, e que também já chegou ao mercado a partir de outros automóveis como temos o caso do Ioniq 5 N da Hyundai.
É algo curioso, que de facto funciona, e que tem a sua piada muito de vez em quando. Contudo, creio não ser mais que uma “brincadeira” só para dizer que o carro tem mudanças.
A grande maioria das pessoas vai preferir a facilidade e suavidade da caixa automática.
Nova bateria e mais autonomia!
Mas nem tudo gira à volta do volante.
O sistema elétrico foi revisto de cima a baixo, e ainda bem que assim foi, porque existiram algumas queixas neste sentido relativamente ao modelo anterior.
Assim, a nova bateria de 77 kWh, agora com refrigeração líquida, permite até 568 km de autonomia na versão 350e com tração dianteira e jantes de 18”. Já a versão 500e AWD garante 500 km, e o carregamento foi otimizado com um pré-aquecimento da bateria e carregador de bordo de 22 kW AC.
No capítulo da potência, há opções para todos os gostos:
- RZ 350e FWD: 224 cv
- RZ 500e AWD: 380 cv
- RZ 550e F SPORT AWD: 408 cv
Ou seja, mesmo com um ar mais sóbrio e elegante, este RZ consegue mexer-se com força quando é preciso.
Um verdadeiro “lounge” sobre rodas?
A Lexus não quis apenas criar um carro rápido e tecnológico. Quis criar uma experiência.
Assim, para conseguir esse feito, a estrutura foi reforçada para melhorar a resposta da direção, a suspensão está mais afinada e tudo no RZ transmite aquela sensação de solidez silenciosa que se espera de um topo de gama.
Entretanto, é verdade que em termos de aspeto interior, a Lexus não quis apostar tanto como algumas rivais suas. Mas isto é normal nas marcas Japonesas. Simplicidade é tudo!
Lexus quer mais?
Com crescimentos de 50% em 2024 e mais 15% só nos primeiros cinco meses de 2025, a Lexus está a crescer bem em Portugal. O que muito se deve ao muito curioso LBX. Um carro que elogiámos bastante quando fomos ao evento Nacional pelos lados de Aveiro.
Entretanto, o RZ já tenta ir um pouco mais longe, e como tal, vai também pedir bolsos mais fundos. Porém, do que tivemos a oportunidade de ver, é um carro que vai dar muito que falar.
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? É uma boa aposta? Pelo menos é um carro que tenta ser diferente dentro de uma onda de eletrificação que sabe tudo ao mesmo. Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!