Sábado, Agosto 2, 2025

A forma como levanta dinheiro vai mudar já a partir de 28 de junho

Contrariamente a rumores que circulam online (como aquele que dizia que seríamos obrigados a pedir autorização 24 h antes para levantar, por exemplo, €3 000, o que é falso, as verdadeiras mudanças dizem respeito à acessibilidade dos ATMs, não às regras de levantamento de dinheiro. Estas novas exigências derivam do European Accessibility Act (EAA), que obriga os terminais bancários (incluindo ATMs) a estar adaptados a pessoas com deficiência sejam visuais, auditivas, motoras ou cognitivas. Assim vamos dizer-lhe tudo o que vai mudar na forma como levanta dinheiro.

A forma como levanta dinheiro vai mudar já a partir de 28 de junho

O que muda nas caixas automáticas a partir de 28 de Junho?

Todos os novos ATMs terão de incluir suporte para leitura de ecrã, teclas táteis, opções de áudio, interfaces fáceis de operar e outros elementos acessíveis .

Os terminais que já estiverem em uso podem funcionar até 20 anos antes de serem substituídos, desde que em conformidade até essa data

O objetivo é eliminar barreiras no acesso a serviços financeiros, assegurando que pessoas com necessidades especiais consigam levantar dinheiro ou fazer transações com autonomia.

multibanco

O que não muda

Entretanto não há necessidade de aviso prévio antes de levantar dinheiro.

- Advertisement -

Os custos das transações em euros dentro da UE permanecem os mesmos. Os bancos não podem cobrar mais por um levantamento no estrangeiro face ao nacional

Limites legais de levantamento e declarações fiscais (como declarações de transporte de valores acima de 10 000 Euros entre países ou limites de pagamento em moeda) continuam iguais.

Porquê isto?

Estas melhorias respondem a três necessidades:

  • Promover a inclusão financeira de pessoas com deficiência.
  • Harmonizar produtos e serviços em toda a UE para todos os cidadãos.
  • Evitar disparidades entre países e garantir equidade no acesso aos ATMs.

O que muda com o EAA em 2025

  • Levantamento de dinheiro sem aviso prévio, preços mantêm-se inalterados
  • Acessibilidade dos ATMs Novos terminais devem ser acessíveis; antigos têm até 20 anos para adaptar-se
  • Impacto nos consumidores: Maior autonomia para pessoas com deficiência

A partir de 28 de junho, levantar dinheiro será algo mais inclusivo para todos na Europa e sem barreiras nem complicações desnecessárias. Pode continuar a levantar como sempre, mas dentro de uns meses vai notar ATMs bem mais inteligentes e simples de usar.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também