A LEGO está a salvar as nossas crianças?

Pais descobrem que os videojogos podem unir mais do que afastar e os dados provam isso. Durante anos, ouvimos o mesmo discurso: “As crianças passam tempo demais nos ecrãs.” Mas e se te disséssemos que o segredo para aproximar pais e filhos pode estar… exatamente aí? Um novo Relatório Global do Grupo LEGO veio mudar completamente a forma como olhamos para o tempo que os miúdos passam a jogar e os resultados são surpreendentes.

Brincar juntos: do sofá à consola

De acordo com o estudo, 95% dos pais acreditam que os filhos beneficiam de uma mistura entre brincadeira física e digital. E não é só teoria. Assim mais de três quartos (76%) já o fazem ativamente, misturando peças de LEGO com videojogos, desafios virtuais e até conteúdo partilhado em família.

A explicação é simples: os videojogos deixaram de ser vistos como distrações e passaram a ser pontes de ligação. Hoje, são espaços de cooperação, criatividade e empatia valores que, curiosamente, sempre estiveram no ADN da LEGO.

Mais do que jogar é aprender, criar e conectar

O relatório revela algo fascinante:

  • 61% dos pais dizem que brincar com LEGO “de verdade” melhora a comunicação e a criatividade.
  • Mas 62% também reconhecem que os videojogos ajudam no pensamento estratégico.
  • Metade admite que o digital estimula a criatividade (53%) e a resolução de problemas (52%).

Ou seja, os ecrãs não estão a “roubar infância” estão a transformá-la. A brincadeira deixou de ter fronteiras. Agora, a imaginação vive tanto no chão da sala como dentro do ecrã.

Quando o digital traz as famílias de volta à mesma mesa

Mais de metade dos pais (55%) dizem que os videojogos ajudaram os filhos a criar ligações sociais. 51% garantem que os miúdos mantiveram amizades graças aos jogos online, e 26% afirmam que fizeram amigos novos.

E há mais: 63% acreditam que jogar ajuda as crianças a manter contacto com amigos que vivem longe algo impensável há poucos anos. É a nova forma de dizer “vamos brincar juntos”, mas agora com um comando na mão.

30 anos de videojogos LEGO: uma história de criatividade

Para assinalar 30 anos de videojogos LEGO, o grupo lançou uma série de experiências digitais que unem o melhor dos dois mundos:

LEGO Voyagers, uma aventura cooperativa que desafia pais e filhos a jogar e criar juntos.

LEGO Fortnite Odyssey, Brick Life e Islands, que transportam a construção para universos virtuais repletos de imaginação.

E ainda títulos icónicos como LEGO Star Wars, LEGO Batman e LEGO Racers, que continuam a inspirar gerações.

Fredrik Loving, responsável global da divisão de jogos da LEGO, resume bem o espírito desta mudança:

“A brincadeira digital está a tornar-se um poderoso espaço de conexão. Os videojogos criam momentos de partilha que fortalecem os laços familiares.”

A LEGO Brick League: onde o virtual e o real se encontram

Para celebrar esta nova era, nasceu a LEGO Brick League, uma competição global que convida famílias e criadores de conteúdo a combinar sets físicos com o mundo digital.
É uma celebração da imaginação sem limites onde pais e filhos constroem, gravam, partilham e jogam, tudo ao mesmo tempo.

Brincar está a mudar e isso é uma boa notícia

Os números não mentem:

57% dos pais dizem que juntar físico e digital torna a experiência mais rica.

80% afirmam que os criadores de videojogos ajudam-nos a compreender melhor os filhos.

75% até vêem conteúdos online com eles para entrar no seu mundo.

Talvez o problema nunca tenha sido o tempo de ecrã… mas sim o tempo que passamos separados. A LEGO está a mostrar que brincar pode, afinal, ser o ponto onde pais e filhos voltam a encontrar-se peça a peça, pixel a pixel.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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