LEGO com peças “smart”. Porém sem IA. Isto significa o quê?

A LEGO decidiu mexer em algo muito interessante, mas ao mesmo tempo ainda muito estranho. Ou seja, algumas das peças vão continuar iguais por fora, mas por dentro vão passar a ter alguma tecnologia. Chamam-se Smart Bricks e foram apresentadas durante a CES 2026, em Las Vegas.

A LEGO vai lançar peças “inteligentes”. Isto significa o quê?

A ideia é simples, curiosa, e também muito ambiciosa. Levar som, luz e reação ao movimento para dentro do universo LEGO, sem obrigar miúdos ou pais a colar os olhos a um ecrã.

O que são afinal as Smart Bricks?

À primeira vista, são peças LEGO normais.

Porém, no interior escondem sensores de luz, sensores de som, acelerómetros, um pequeno altifalante e até um sintetizador. São recarregáveis e funcionam em conjunto com Smart Tags e Smart Minifigures, que trazem código integrado.

Na prática, a peça reage ao que a criança faz. Um carro pode “roncar” quando é empurrado, um avião pode emitir sons de voo quando sobe no ar, uma colisão gera efeitos sonoros e luminosos. Tudo acontece de forma automática, sem apps, etc…

O mais interessante é que estas Smart Bricks não ficam presas a um único set. Podem ser usadas noutros conjuntos ou em construções totalmente livres.

Star Wars é o ponto de partida!

A estreia não podia ser mais óbvia. Os primeiros sets com Smart Bricks fazem parte do universo Star Wars.

Estão previstos três conjuntos iniciais:

  • X-Wing Red Five de Luke Skywalker com 584 peças
  • TIE Fighter de Darth Vader com 473 peças
  • Throne Room Duel com A-Wing com 962 peças

Incluem personagens icónicas como Luke, Leia, R2-D2 e Darth Vader, algumas em versão Smart Minifigure. Sons de motores, lasers e até temas musicais clássicos fazem parte da experiência.

Tecnologia sem ecrãs!

Aqui está o verdadeiro trunfo da LEGO. Num mundo onde tudo empurra as crianças para tablets, telemóveis e consolas, a marca conseguiu integrar tecnologia sem matar a brincadeira tradicional.

Aliás, não é preciso uma app para “funcionar”. A construção continua a ser física, imaginativa e social. A tecnologia entra apenas para dar vida ao que já está montado.

Para os pais, isto é importante. Para os miúdos, é magia.

Quando chegam?

Em suma, os primeiros sets Smart Bricks chegam às lojas a 1 de março de 2026. Para já, o foco é Star Wars, mas é difícil acreditar que a LEGO não vá levar esta tecnologia para outras linhas se a aceitação for boa.

Por fim, resta esperar por preços, e pela aceitação do público.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também