Quarta-feira, Setembro 24, 2025

LED vs Halogéneo: quais são as lâmpadas mais seguras?

As luzes LED tornaram-se uma escolha popular tanto em casas como em espaços comerciais, graças à sua elevada eficiência energética, longa duração e design moderno. Mas com o aumento da sua utilização surge uma questão importante. Serão realmente seguras quando comparadas com opções mais antigas como as lâmpadas halógenas? Entre LED vs Halogéneo: quais as lâmpadas mais seguras?

LED vs Halogéneo: quais são as lâmpadas mais seguras?

Uma das grandes vantagens das lâmpadas LED é que convertem a maior parte da energia consumida em luz, e não em calor. Por isso, o risco de incêndio com luzes LED é bastante reduzido. Em contraste, as lâmpadas de halogéneo, devido à sua baixa eficiência, aquecem muito mais — o que representa um perigo real.

Para ter uma ideia, uma lâmpada LED de 300W pode atingir cerca de 260°C, o que já é bastante quente. Mas uma lâmpada de halogéneo da mesma potência pode ultrapassar os 540°C. Ou seja, o risco de incêndio com halogéneo é significativamente maior. Não é por acaso que as lâmpadas halógenas estão atualmente proibidas em alguns países.

Mesmo em locais mal ventilados ou com instalações elétricas defeituosas, as luzes LED continuam a ser muito mais seguras, já que dificilmente atingem temperaturas suficientes para provocar um incêndio.

led vs halogéneo: quais são as lâmpadas mais seguras?

Cuidado especial com luzes LED em cordão

No entanto, há um tipo de instalação LED que requer atenção redobrada: as luzes em cordão (string lights). Como são vários pontos de luz ligados em série, se forem instaladas incorretamente — próximas de materiais inflamáveis ou com uma fonte de energia inadequada — o risco de sobreaquecimento e incêndio aumenta.

Aqui, o problema não está na tecnologia LED em si, mas sim numa má utilização ou instalação.

Precauções a ter com luzes LED

Apesar de serem uma solução segura e fiável, usar LEDs requer alguns cuidados básicos.
Antes de comprar uma lâmpada, verifique sempre no site do fabricante qual o tamanho e potência adequados ao teu equipamento. Utilizar uma lâmpada com potência errada pode comprometer tanto a durabilidade como a segurança.

Depois da instalação, é importante ficar atento: evite usar dispositivos de iluminação próximos de fontes de água e, se notar fumo, especialmente em ambientes muito húmidos, desligue imediatamente o equipamento.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙