O nascimento de um filho é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer casal que espera ansiosamente pelo fim dos 9 meses de gravidez, para conhecerem o novo elemento que os irá acompanhar ao longo das suas vidas. Mas e se pudesse acompanhar e ver o seu filho ao longo da gravidez e de uma forma mais inovadora do que a disponibilizada pelas ecografias tradicionais? Foi a pensar nisto que nasceram as ecografias emocionais.

Pela mão da empresa Ecox 4D, as ecografias emocionais, em 3D e 4D, (apelidadas de emocionais) dão a conhecer o bebé com a melhor qualidade de imagem possível e em tempo real.

nuestras-instalaciones-04

Depois de conquistarem as mães espanholas, sendo que 20.000 mães experimentarem este serviço, as ecografias emocionais chegaram a Portugal.

exemplo de uma ecografia emocional

A Leak, inaugurando a sua secção Kids que como o próprio nome indica destina-se essencialmente aos temas que envolvem as crianças, esteve à conversa com Amadeo Blanquer, Director Geral da Ecox 4D, que nos explicou detalhadamente as vantagens desta tecnologia.

Patrícia Fonseca – Como nasceu a Ecox 4D?

123Amadeo Blanquer – A Ecox 4D nasceu da colaboração de profissionais de saúde e técnicos audiovisuais com o objetivo de criar um centro especializado em ecografia emocional, uma vez que tínhamos conhecimento que as pessoas procuravam este serviço e também pela necessidade dos futuros pais quererem conhecer o seu bebé antes do nascimento num ambiente tranquilo, diferente e onde o único propósito fosse esse.

P.F. – O que leva as pessoas a procurarem as ecografias emocionais?

A.B. – Acreditamos que é devido à oportunidade de poderem ver e sentir os seus bebés de uma forma próxima, mais nítida, sem pressas, acompanhadas de quem desejarem e com um atendimento dedicado e personalizado. A gravidez é uma das fases mais bonitas e importantes na vida de uma mulher e a maioria das grávidas tem interesse em saber como é a vida intrauterina do seu bebé. Na Ecox 4D isso é possível.

P.F. – O que difere nas Ecografias 4D, comparativamente às convencionais?

A.B. – O primeiro aspeto importante a referir é que as nossas ecografias 4D não substituem as ecografias médicas, de diagnóstico, e que geralmente são feitas em 2D (imagens planas a preto e branco). As 4D são um complemento a essas ecografias. Costumamos dizer que depois de a mamã fazer a sua ecografia de diagnóstico, é tempo de emoções, de desfrutar do seu filho. A técnica em ecografia 3D-4D é muito diferente à ecografia convencional 2D. Uma ecografia 4D acrescenta movimento em tempo real à imagem tridimensional. As ecografias 4D têm o objetivo de dar a conhecer o bebé com a melhor qualidade de imagem possível e em tempo real, potenciando o vínculo afetivo.

P.F. – Tecnologicamente falando, como é possível esta obtenção das imagens vídeo em 3D?

A.B. – Alguns ecógrafos permitem obter imagens através de um software específico que transforma a imagem 2D, plana e diagnóstica, numa imagem com volume 3D. Mais tarde avançou-se para a tecnologia 4D que são imagens em 3D com movimento em tempo real de tal forma que podemos ver o que o bebé está a fazer naquele preciso momento. A Ecox 4D desenvolveu um dispositivo de captura e otimização de imagem 4D denominado Ecox System, que só é utilizado nos seus centros e que permite entregar material com grande qualidade como recordação da sessão. Utilizamos um ecógrafo de última tecnologia e este Ecox System, que nos permite captar imagens quase perfeitas, oferecendo uma maior suavidade nas texturas e definição que as outras ecografias.

P.F. – Estas ecografias podem ser utilizadas como diagnóstico?

A.B. – Não é esse o nosso objetivo. As ecografias de diagnóstico são extremamente importantes para se obter a informação de que está tudo bem com a saúde do bebé. Não queremos de forma alguma ser concorrentes das ecografias médicas, mas sim encarados como um complemento. Não obstante, muitas grávidas procuram-nos no sentido de saberem o sexo do bebé e para verem com mais qualidade e tempo como é o bebé, se está a crescer bem.

P.F. – Quais os melhores momentos durante a gravidez para a realização das ecografias emocionais?

A.B. – A premissa de base é que este tipo de ecografias seja realizado após a ecografia de diagnóstico. Depois do diagnóstico é tempo de emoções. Costumamos dizer que o melhor momento depende do que a grávida pretende ver no seu bebé, se é o corpinho todo, se são as suas expressões faciais, os seus movimentos. A Ecox 4D recomenda três momentos da gravidez para a realização de uma ecografia 4D:

  • Nas semanas 16-17, em que a mamã ainda não sente no completo o seu bebé mas já é possível vê-lo de corpo inteiro;
  • Nas semanas 22-23, em que o bebé já está ligeiramente maior, percebe-se perfeitamente a sua cara e todo o corpo é contemplado na ecografia.
  • Nas semanas 27-30, em que a mamã está no último trimestre da sua gravidez e, tendo em conta essa fase, a ecografia é focada na cara do bebé (devido ao espaço que o bebé dispõe no ventre). É possível ver as suas expressões, gestos e movimentos, bem como semelhanças com os papás.

Também é possível realizarmos a ecografia depois destas semanas da gestação, mas é preciso ter em conta vários fatores. Realizamos frequentemente em semanas mais avançadas, nomeadamente nas 36 e 37.

P.F. – Existem riscos associados?

A.B. – Estas ecografias não têm qualquer risco quer para o bebé quer para a mamã. Ao longo dos últimos 35 anos não se encontraram evidências de que as ecografias prejudiquem os bebés em desenvolvimento ou que exista um efeito acumulativo por se fazerem múltiplas ecografias. Trata-se de uma técnica indolor, inócua e completamente segura tanto para a mãe como para o bebé.

P.F. -Onde podemos encontrar a Ecox 4D?

A.B. – A Ecox 4D chegou a Portugal, à capital, em setembro de 2013. Em janeiro deste ano foi inaugurado o segundo centro português, em Leiria.

Em Lisboa estamos na Avenida de Berna, nº 56 C (1050-043 Lisboa), e em Leiria as nossas instalações são na Rua Manuel Simões Maia, nº 163 (2415-520 Leiria).

Para mais informações sobre a Ecox 4D basta consultar www.ecox4d.pt e/ou https://www.facebook.com/ecox4dportugal

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.