Lavagem do motor: deve ou não fazer ao seu automóvel?

As lavagens do motor só são necessárias quando o motor tem acumulação de lamas. A lama é uma substância escura e espessa do óleo contaminado, que se acumula no interior do motor ao longo do tempo. As lamas provocam uma má circulação do óleo quando não são controladas e abrem as portas a mais problemas, como uma economia de combustível medíocre, um desempenho medíocre, mais ruído do motor e emissões reduzidas. Olhando para isto e sendo a solução a lavagem do motor, deve ou não fazer?

Lavagem do motor: deve ou não fazer ao seu automóvel?

Evitar a formação de lama é a principal razão pela qual saltar as mudanças de óleo é uma má ideia. Dito isto não terá de pensar nisso se o seu automóvel for sujeito a mudanças regulares de óleo e de filtro nos intervalos correctos. Ou seja, de três em três meses ou, no mínimo, a 8.000 km, caso esteja a pensar nisso.

No entanto, a lavagem do motor traz benefícios quando utilizada corretamente. A maioria das lavagens de motores contém concentrações mais elevadas de detergentes para dissolver lamas e outros depósitos. Isto pode ajudar a restaurar o desempenho, prolongar a vida útil do motor e melhorar a economia de combustível.

O que é uma lavagem do motor?

Um sistema de lavagem do motor é um aditivo químico líquido formulado para dissolver e remover lamas, sujidade e outros depósitos nocivos no interior de um motor de combustão interna. Os mecânicos ou os técnicos dos concessionários costumam deitar uma garrafa inteira de líquido de lavagem do motor através do orifício de enchimento do óleo na parte superior do motor para iniciar o processo de “lavagem” durante uma mudança de óleo de rotina.

Ligar o motor e deixá-lo ao ralenti durante 15 a 20 minutos é o passo seguinte, dando tempo para se misturar com o óleo antigo e circular dentro das galerias e passagens de óleo para dissolver a sujidade e as lamas. O passo final consiste em drenar o óleo e a mistura de lavagem, substituir o filtro de óleo e voltar a encher o motor com óleo novo.

lavagem do motor
Fonte

Os fabricantes de automóveis têm opiniões diferentes sobre a lavagem do motor. Por exemplo, a Honda diz que a lavagem nem sempre é necessária. Mas vale a pena tentar em veículos com quilometragem mais elevada e intervalos de mudança de óleo alargados. Entretanto, outros fabricantes inclinam-se mais para os contras da lavagem do motor. Assim afirmam que os seus motores “foram concebidos para funcionar eficientemente com manutenção regular e sem necessidade de lavagens adicionais do motor”.

Sim ou não?

Depende. A forma mais fácil de o saber é abrir o tampão de enchimento do óleo quando o motor está frio para verificar se há lama por baixo da tampa das válvulas. Pode utilizar uma lanterna para o fazer, mas não será difícil perceber se o óleo do seu motor está a ficar com borras.

Se vir uma gosma preta e espessa em vez de óleo acastanhado, é provavelmente uma boa ideia lavar o motor quando mudar o óleo.

No entanto os produtos químicos agressivos de uma lavagem do motor podem levar à deterioração prematura dos vedantes do motor e, potencialmente, ocultar um problema subjacente no motor.

Ou seja, a lavagem do motor pode remover a lama, mas expôe os vedantes de óleo deteriorados a óleo novo, o que provoca uma fuga do motor.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

35 graus é suficiente para perder esta autonomia no seu VE!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com...

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados