Land Rover: A tecnologia Mild-hybrid é o adeus aos motores V8 diesel – Ao longo dos tempos, a tecnologia do mundo automóvel tem evoluído imenso. E claro, algo que vem acompanhando essa mesma evolução, é a redução do tamanho de vários componentes chave. Especialmente no mundo dos motores a combustão, ao fim ao cabo, hoje em dia é fácil ter motores pequenos a produzir o mesmo ou mais que antigos modelos significativamente maiores em tamanho e peso.
Dito isto, a Land Rover veio agora a público apresentar as suas novas tecnologias Mild-Hybrid, que aparentemente têm como grande objetivo afastar o motor V8 diesel do mercado!
Afinal, a empresa garante que os novos motores de 6 cilindros com apoio de motores eléctricos irão conseguir oferecer mais potência, mais aceleração e o mais importante… Mais eficiência!
Novos modelos Ranger Rover e Range Rover Sport equipam tecnologia Mild-Hybrid!
Portanto, esta tecnologia não é nova para a Land Rover, visto que esta fabricante já a colocou no ano passado no seu Evoque e Discovery Sport. No entanto, estes modelos equipam motores de 4 cilindros. Algo que irá mudar em 2020, visto que agora está em motores de 6 cilindros a diesel.
Vamos aos números! Temos 2 variantes à escolha!
A variante menos potente terá o motor diesel 3.0L MHEV com 296 cavalos de potência. Estas unidades denominadas de D300, serão apresentadas nas versões HSE, HSE Dynamic e Autobiography Dynamic do modelo Range Rover Sport.
A segunda variante possuirá o mesmo motor diesel 3.0L MHEV mas preparado para 345 cavalos de potência, denominado de D350. Esta unidade será apresentada nas versões de topo como a HST e efetivamente substituirá o motor diesel 4.4L V8 da Ford que já dura à 10 anos com mínimas alterações.
Novos motores oferecem maior aceleração e eficiência aos modelos Land Rover!
Segundo as informações obtidas, a versão mais potente no modelo Range Rover Sport irá chegar aos 700nm de força. Que apesar do seu tamanho e peso, será o suficiente para o levar dos 0-100km/h em apenas 6.2 segundos e continuar até aos 225km/h.
A nível de performance tudo melhorou e as novidades não acabam aqui!
Estes motores vão oferecer uma economia de 8.1L a cada 100km e emitem “apenas” 210g/km de CO2. Números muito superiores, no bom sentido, às variantes que equipam o motor V8 a gasóleo.
Em suma este poderá mesmo ser o fim da utilização do motor V8 da Ford para a Land Rover. Afinal de contas as novas motorizações no papel oferecem uma eficiência e acelerações muito superiores ao “antigo” motor V8… No entanto será que são tão fiáveis? Fica a questão no ar.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.