Inicio Kids Kids: Protejam a vossa identidade na escola

Kids: Protejam a vossa identidade na escola

Os jovens são 35 vezes mais alvo de roubo de dados do que os adultos – sendo considerados, por isso, um alvo fácil tanto para roubos digitais, como físicos. É por esse motivo que devem garantir que os vossos dados e dispositivos estão seguros, tanto na escola como em casa. Mesmo que estejam a utilizar os computadores disponibilizados pelas bibliotecas da vossa escola ou laboratórios, existem alguns passos que deverão ter em mente visando uma maior segurança.

Protejam os vossos Dispositivos na Escola

Se estiverem a utilizar o vosso próprio computador ou smartphone, existem duas coisas que não devem negligenciar: os assaltos e o roubo de informação.

Não deixem de forma nenhuma o vosso computador portátil ou telefone desbloqueados e sem vigilância, quer estejam em casa ou em público – estes itens são facilmente roubados se ninguém estiver a olhar. E quando estiverem com o seu computador em público, é melhor transportarem-no num saco que não revele “de caras” o que está dentro; ao utilizar uma mala de portátil os estranhos sabem exactamente o que está a transportar.

Minimizem os danos

Instalem uma aplicação que vos permita localizar o vosso dispositivo, em causa de perda ou furto. Se possuem ficheiros importantes no seu computador, certifiquem-se que os mesmos estão encriptados. Deste modo se alguém tiver um acesso indevido ao vosso computador, não poderão tirar partido das informações nele contidas.

Reforcem a vossa segurança

Os furtos e a perda de dados não são as únicas maneiras de perderem informações que estão no vosso telefone. O malware e o phishing são males cada vez mais comuns em dispositivos móveis, por isso não deixem de se proteger. Para estarem protegido dos males do phishing, certifiquem-se de que utilizam palavras-passe diferentes em todas as vossas contas (exemplo: Facebook e Youtube) e escolham uma palavra-passe forte para cada uma. Utilizarem um bom gestor de palavras-passe pode ajudar-vos a tornarem esta tarefa mais fácil. Depois de terem uma boa palavra-passe, protejam-na: Não a partilhem com outras pessoas e não digitem a vossa palavra-passe em sites que visitaram através de links em e-mail ou mensagens instantâneas. Para se protegerem contra malware, instalem aplicações descarregadas a partir de lojas e aplicações conhecidas e analisem sempre os ficheiros com um produto anti-malware.

Protejam os vossos dados quanto utilizam máquinas partilhadas

Podem haver momentos em que necessitem de utilizar os computadores que são fornecidos pela escola. Se não sabem quem esteve a utilizar esse computador anteriormente, ou o que fizeram antes de chegar, então assumam sempre o pior. É sempre boa ideia agirem como se tudo o que fizerem no ecrã esteja a ser gravado.

Não utilizem computadores públicos para aceder a contas, especialmente aquelas que guardam informações financeiras (contas bancárias ou contas com informações confidenciais)

Evitem comprar online, já que algum utilizador mal intencionado poderá deitar a mão às vossas credenciais e eventualmente aos vossos dados bancários.

Se por alguma razão necessitarem de aceder a uma determinada conta numa máquina pública (blog, rede social), será boa ideia mudar a palavra-passe quando voltarem a utilizar a mesma no vosso computador.

Naveguem no modo de privacidade disponibilizado pelo browser se puderem – caso contrário, lembrem-se de limpar o histórico e todos os cookies. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O novo Ryzen 7 5800X já mostrou um pouco da sua ‘magia’!

Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar-se para lançar uma nova geração de processadores Ryzen já no próximo dia 8 de...

CoD: Cold War a 4K e 120FPS nas consolas? Parece que sim!

Quando parecia que os 4K@120FPS eram apenas uma promessa que nunca seria cumprida, eis que a Activision mete os jogadores em sentido, ao lançar...

OnePlus 8T: o primeiro smartphone não Pixel com Android 11!

A OnePlus está a mudar algumas estratégias e isto nota-se, não só com o lançamento do OnePlus Nord, como também numa alteração que fez...

(Sondagem) Ecrã ou bateria? O que prefere num smartphone?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

A NVIDIA já veio a público falar sobre os problemas das RTX 30

Por vezes é normal que um lançamento tenha alguns problemas... No entanto, depois das RTX 20 terem apresentado alguns problemas sérios nas primeiras unidades,...