Windows 11: update KB5008295 resolve os últimos problemas!

A Microsoft reconheceu recentemente que algumas apps integradas do Windows 11 deixaram de funcionar nos últimos dias devido a um certificado que expirou. De facto, houve algumas apps afetadas, incluindo a ferramenta de captura de ecrã. Agora está uma correção a caminho dos insiders que estão registados no canal Beta e também no Release Preview. Dito isto, vale mesmo a pena instalar o update KB5008295 no Windows 11.

Windows 11: update KB5008295 resolve os últimos problemas!

É a segunda vez que a Microsoft lança uma correção para este problema. Há algumas semanas, este fabricante disponibilizou a versão KB5006746 que chega com o número de versão 22000.282. Este update corrigiu algumas apps avariadas, sobretudo ao nível do teclado. No entanto é opcional e o download tem de ser feito de forma manual através do Windows Update. Para além disso, não resolveu a questão da ferramenta de captura nem alguns problemas com o menu iniciar.

KB5008295

Agora com o update KB5008295 tudo fica corrigido. Inclusivamente a questão do certificado expirado. Entretanto e uma vez que ainda não está disponível para todos terá de se juntar ao programa Windows Insider para lhe deitar a mão. Caso opte por não o fazer terá de esperar pela próxima Patch Tuesday ou então recorrer a alguns truques para deixar o sistema a funcionar como deve ser. Pelo menos, a ferramenta de captura de ecrã.

Há várias formas de se resolver o problema com a ferramenta de captura de ecrã do Windows 11. A primeira é utilizar uma versão mais antiga. Mas atenção que há outras alternativas.

Utilizar uma versão antiga em vez de instalar o update KB5008295 

Lembra-se de ver uma pasta Windows.old no seu disco rígido, isto caso não a tenha apagado ou já tenham passado 10 dias desde o upgrade? Pois bem, tem os ficheiros de uma instalação antiga. Eventualmente do Windows 10.

Abra o explorador de ficheiros. Depois vá até C:/Windows.old/Windows/System32/ e utilize o campo de pesquisa para localizar SnippingTool.exe. Clique com o botão direito do rato e copie o ficheiro exe. Entretanto vá à pasta C:/Windows/System32/ e cole o ficheiro. Tudo deverá estar a funcionar sem problemas.

Reinstale a ferramenta de captura de ecrã do Windows 11 para resolver problemas

O problema da captura de ecrã também pode dever-se ao facto desta aplicação ter ficado corrompida. Assim é boa ideia reinstalar. Clique no ícone de pesquisa na barra de tarefas e procure por PowerShell. Depois escolha a opção Run as Administrator.

KB5008295

Copie e cole nessa janela o comando abaixo:

get-appxpackage *Microsoft.ScreenSketch* | remove-appxpackage

KB5008295

A seguir reinicie o seu PC e abra novamente o PowerShell comm privilégios de administração. Depois reinicie o seu PC e introduza o seguinte:

Get-AppXPackage *Microsoft.ScreenSketch* -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Este comando vai descarregar e reinstalar a ferramenta novamente. Isto vai resolver todos os problemas que possam estar presentes.

Fazer Reset ao PC

Se não consegue viver mesmo sem esta ferramenta então o melhor mesmo é fazer reset ao seu PC. Assim, utilize a combinação de teclas Windows + i. Depois escolha a opção Windows Update.

KB5008295

Depois escolha Opções Avançadas > Recuperação > Repor PC. Entretanto escolha a opção de manter os ficheiros. Assim vai reinstalar o Windows 11 sem perder dados nenhuns. Entretanto o problema estará resolvido.

KB5008295

Qualquer uma das alternativas deverá colocar a ferramenta de captura de ecrã a funcionar novamente e sem quaisquer problemas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!