Windows 11: update KB5008295 resolve os últimos problemas!

A Microsoft reconheceu recentemente que algumas apps integradas do Windows 11 deixaram de funcionar nos últimos dias devido a um certificado que expirou. De facto, houve algumas apps afetadas, incluindo a ferramenta de captura de ecrã. Agora está uma correção a caminho dos insiders que estão registados no canal Beta e também no Release Preview. Dito isto, vale mesmo a pena instalar o update KB5008295 no Windows 11.

Windows 11: update KB5008295 resolve os últimos problemas!

É a segunda vez que a Microsoft lança uma correção para este problema. Há algumas semanas, este fabricante disponibilizou a versão KB5006746 que chega com o número de versão 22000.282. Este update corrigiu algumas apps avariadas, sobretudo ao nível do teclado. No entanto é opcional e o download tem de ser feito de forma manual através do Windows Update. Para além disso, não resolveu a questão da ferramenta de captura nem alguns problemas com o menu iniciar.

windows, KB5008295

Agora com o update KB5008295 tudo fica corrigido. Inclusivamente a questão do certificado expirado. Entretanto e uma vez que ainda não está disponível para todos terá de se juntar ao programa Windows Insider para lhe deitar a mão. Caso opte por não o fazer terá de esperar pela próxima Patch Tuesday ou então recorrer a alguns truques para deixar o sistema a funcionar como deve ser. Pelo menos, a ferramenta de captura de ecrã.

Há várias formas de se resolver o problema com a ferramenta de captura de ecrã do Windows 11. A primeira é utilizar uma versão mais antiga. Mas atenção que há outras alternativas.

Utilizar uma versão antiga em vez de instalar o update KB5008295 

Lembra-se de ver uma pasta Windows.old no seu disco rígido, isto caso não a tenha apagado ou já tenham passado 10 dias desde o upgrade? Pois bem, tem os ficheiros de uma instalação antiga. Eventualmente do Windows 10.

Abra o explorador de ficheiros. Depois vá até C:/Windows.old/Windows/System32/ e utilize o campo de pesquisa para localizar SnippingTool.exe. Clique com o botão direito do rato e copie o ficheiro exe. Entretanto vá à pasta C:/Windows/System32/ e cole o ficheiro. Tudo deverá estar a funcionar sem problemas.

Reinstale a ferramenta de captura de ecrã do Windows 11 para resolver problemas

O problema da captura de ecrã também pode dever-se ao facto desta aplicação ter ficado corrompida. Assim é boa ideia reinstalar. Clique no ícone de pesquisa na barra de tarefas e procure por PowerShell. Depois escolha a opção Run as Administrator.

KB5008295

Copie e cole nessa janela o comando abaixo:

get-appxpackage *Microsoft.ScreenSketch* | remove-appxpackage

A seguir reinicie o seu PC e abra novamente o PowerShell comm privilégios de administração. Depois reinicie o seu PC e introduza o seguinte:

Get-AppXPackage *Microsoft.ScreenSketch* -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml”}

Este comando vai descarregar e reinstalar a ferramenta novamente. Isto vai resolver todos os problemas que possam estar presentes.

Fazer Reset ao PC

Se não consegue viver mesmo sem esta ferramenta então o melhor mesmo é fazer reset ao seu PC. Assim, utilize a combinação de teclas Windows + i. Depois escolha a opção Windows Update.

Windows 11 captura ecrã

Depois escolha Opções Avançadas > Recuperação > Repor PC. Entretanto escolha a opção de manter os ficheiros. Assim vai reinstalar o Windows 11 sem perder dados nenhuns. Entretanto o problema estará resolvido.

Windows 11 captura ecrã

Qualquer uma das alternativas deverá colocar a ferramenta de captura de ecrã a funcionar novamente e sem quaisquer problemas.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Netflix é completamente contra descontos no streaming

Quanto a si não sei, mas cá por casa, pago Netflix, HBO Max, Spotify, Prime, Disney+ e PS Plus! Uma despesa mensal considerável, que...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados