Qualcomm: jogos Windows vão funcionar no Snapdragon X Elite

Os PCs Windows 11 com o processador Snapdragon X Elite estão a chegar no final deste ano. Para além de uma sólida duração da bateria e de um desempenho rápido, estes computadores deverão oferecer uma experiência de jogo decente. Na GDC 2024, um dos engenheiros da Qualcomm afirmou que a emulação x86/x64 deverá funcionar de forma muito eficiente. Assim a maioria dos jogos Windows deverá “simplesmente funcionar” sem optimizações adicionais no Snapdragon X Elite.

Qualcomm: jogos Windows vão funcionar no Snapdragon X Elite

Os programadores de jogos que pretendam disponibilizar os seus jogos em PCs ARM da próxima geração podem escolher entre várias opções. A melhor forma é otimizar o jogo para se executar nativamente. Isto de modo a obter um desempenho e um consumo de energia mais eficientes. A segunda opção é criar uma aplicação híbrida com bibliotecas Windows nativas e controladores Qualcomm, enquanto o resto do jogo é emulado. Finalmente, os programadores podem deixar tudo como está e deixar o Snapdragon X Elite executar os seus projetos utilizando a emulação x64.

A Qualcomm promete uma emulação “extremamente eficiente” graças ao armazenamento em cache. “Após o impacto inicial para traduzir um novo bloco de código, o sistema de cache é extremamente eficiente”, disse um dos slides da Qualcomm na conferência GDC. Assim a GPU Adreno deve lidar com a maioria dos jogos graças aos drivers DirectX 11, 12, Vulkan e OpenGL. As camadas de mapeamento também devem possibilitar a execução de jogos DirectX 9 mais antigos.

É claro que existem algumas limitações. Os sistemas anti-cheat que operam no nível do kernel não funcionarão a menos que sejam portados nativamente, assim como os jogos que utilizam instruções AVX. A Qualcomm afirma que seus engenheiros estão a testar todos os principais jogos do Steam, e a maioria deles deve funcionar.

- Advertisement -

Entretanto o Surface Pro 10 e o Surface Laptop 6 (não confunda com o Surface Pro 10 for Business e o Surface Laptop 6 for Business) devem estar entre os primeiros PCs Windows com os chips Snapdragon Elite X. Embora a Microsoft não os posicione como dispositivos de jogos, será interessante ver como o mais recente chip para PCs da Qualcomm lida com jogos modernos, tanto nativamente quanto usando emulação.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.