iPhone: já vai ter emuladores de jogos retro na App Store!

A Apple anunciou alterações às suas Directrizes de Revisão de Aplicações que permitirão a distribuição de emuladores de jogos retro através da App Store. Historicamente, a Apple não permitia emuladores de jogos na App Store. No entanto a empresa reverteu essa posição em relação a essas aplicações. A partir de agora, os emuladores de jogos retro podem passar pelo processo de revisão de aplicações da Apple e oferecer jogos descarregáveis nos iPhones mais recentes e noutros dispositivos Apple. De facto é uma grande notícia a presença de emuladores de jogos retro na App Store!

iPhone: já vai ter emuladores de jogos retro na App Store!

Vai demorar algum tempo até que os programadores de aplicações criem emuladores de jogos retro para iOS, obtenham a aprovação da Apple. No entanto, existem muitos emuladores excelentes para Android, e agora é possível que estas aplicações ofereçam uma versão iOS comparável.

Apple, iPhone

Sem surpresa, há regras que os emuladores de jogos devem seguir para aparecer na App Store, conforme relatado pela primeira vez pelo The Verge. A maior delas é que estas aplicações têm de cumprir “todas as leis aplicáveis”, o que exclui os emuladores de jogos que oferecem títulos de jogos pirateados no iOS. Mais uma vez, isto não é particularmente surpreendente, mas limita os tipos de jogos retro que estarão disponíveis nos dispositivos Apple.

Não se sabe exatamente porque é que a Apple está a fazer esta alteração agora. Isto depois de uma política de longa data que impedia a entrada de emuladores de jogos na App Store. Poderá ter algo a ver com o DMA, que obrigará a Apple a permitir lojas de aplicações de terceiros no iOS. Ao tornar os emuladores de jogos disponíveis diretamente na App Store, poderá haver menos uma razão para os utilizadores se afastarem do mercado de aplicações controlado pela Apple. De qualquer forma, os utilizadores de todo o mundo beneficiam. Se esta medida estiver relacionada com o DMA, é um dos primeiros casos em que a Apple introduz alterações relacionadas com o DMA para os utilizadores fora da UE.

A decisão também surge pouco tempo depois de alguns emuladores de renome, como o Yuzu, terem sido encerrados na sequência de problemas legais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também