Jogos Predatórios acabaram de levar um golpe duro!

Quando se fala de novas normas de controlo no mundo dos videojogos, com a China ao barulho, é normal ter algumas dúvidas daquilo que estamos prestes a ver acontecer. Especialmente no lado do seu potencial impacto.

Mas, desta vez, a China fez algo de muito positivo! Aliás, é algo que pode, e deve, ser replicado por outras regiões do Globo.

Jogos Predatórios acabaram de levar um golpe duro!

Portanto, se há um tipo de jogo que devia ser severamente limitado, ou até proibido, especialmente para os mais novos, são os jogos do tipo Gacha.

Gacha? O que é isto?

  • Um jogo deste tipo implemente mecânicas gachapon. Ou seja, um sistema similar ao de loot boxes, que atiça os jogadores a gastar dinheiro real no jogo para ter acesso a melhores personagens, equipamento lendário, etc… Este tipo de jogo tem práticas predatórias como “se comprar o pacote de 50€, recebe este item gratuitamente”.
  • Além disso, este tipo de jogo conta quase sempre com sistemas baseados em percentagens. Que claro está, se assemelham muito a jogos de casino. Leia-se, Jogos de azar.

O que aconteceu com a China? 

  • Muito resumidamente, jogos online, incluindo os mobile, vão ser banidos de oferecer prémios de fidelização. Ou seja, prémios de log-in diário, recompensa por compra naquele dia, recompensas por compras de valores mais altos, etc…
  • Além disso, todo o tipo de jogo vai ter de deixar de usar mecanismos baseados em “sorte”, especialmente jogos pensados para crianças.

Entretanto, elogiar uma medida vinda da China é sempre algo estranho para um Europeu. Mas… Aqui, apesar de nunca gostar muito de ver proibições, porque acredito que todos nós temos cabeça para pensar, isto acaba por ser algo de muito positivo! Tanto para as crianças, como também para os adultos que percam o controlo facilmente.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também