(Jogos) Por que razão os gráficos parecem evoluir “pouco”?

É inegável que os gráficos dos videojogos pararam de evoluir a uma velocidade estonteante depois da sétima geração de consolas (PS3 e Xbox 360). Sabe porquê? Porque foi nesta altura que os gráficos chegaram a um nível “foto realista”.

Ou seja, é óbvio que existem melhorias, especialmente se meter um jogo de PS3 lado a lado com um jogo da PS4 ou PS5. Mas são diferenças notórias como a passagem da PS1 para a PS2?



(Jogos) Por que razão os gráficos parem evoluir “pouco”?

gráficos parecem

Portanto, na imagem em cima, pode ver uma imagem do jogo Gran Turismo 6 para a PS3, lado a lado com uma imagem da realidade. Consegue ver alguma diferença a olho nu? Provavelmente não.

Onde é que os developers estão a apostar para uma evolução gráfica?

Obviamente que ainda podemos ver grandes atualizações gráficas em alguns jogos, algo que deverá voltar a acontecer com as consolas de nova geração recentemente lançadas. Contudo, hoje em dia, os developers estão mais focados em melhorar componentes gráficas que não são tão óbvias aos olhos dos jogadores.

Estamos a falar de efeitos, física, tamanho dos mapas, partículas e Ray-Tracing.

gráficos parecem
Spider-man na PS4 vs Realidade

Já temos excelentes exemplos disto mesmo no mercado, como é o caso de The Last of Us Part 2, que é obviamente graficamente espetacular, ao mesmo tempo que traz uma atenção ao detalhe tremenda, com pequenos mas excelentes toques, como são os efeitos de sombra e de luz. (Ora veja a física do cabo no vídeo em baixo)

Ou seja, a evolução continua a existir, especialmente em 2021 com a chegada da PlayStation 5 e Xbox Series X, que não só trazem melhorias na qualidade das texturas, como também começam a empurrar os 120Hz para o mundo mainstream.

Mas claro, se for comparar imagens paradas de jogos atuais com jogos mais antigos, incluindo dos tempos da PS3, a diferença não o irá deixar completamente boquiaberto. Contudo, quando comparar os jogos lado a lado, enquanto são executados, vai notar diferenças bastante óbvias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também