Connect with us

Jogos

Jogadores cada vez mais na mira dos criminosos

Patricia Fonseca

Publicado a

Acredita-se que a audiência de jogos online esteja neste momento entre os 2.2 e os 2.6 mil milhões e com perspetivas de aumentar. Esta indústria, dominada por plataformas como o Steam, PlayStation Network e Xbox Live, está a tornar-se um alvo clássico para os criminosos que procuram atacar operações online e obter acesso a informações como palavras-passe e dados bancários, como se verificou nos mais recentes ataques às plataformas de Xbox e PlayStation.

Com mais de metade da população a jogar online regularmente, os criminosos têm agora um conjunto de novos alvos. Além disso, os jogos conquistam cada vez mais fãs, com utilizadores a jogarem quando se sentem aborrecidos, sozinhos ou querem socializar com amigos. Por estas razões, quando bem-sucedidos, os ataques podem ter graves consequências para as vítimas, como por exemplo: exposição dos seus dados pessoais, perder o acesso aos seus jogos favoritos (quer temporária quer permanentemente), ao seu perfil de jogo e, até mesmo, ao dinheiro que eventualmente investiram.

Dos utilizadores que experienciaram uma tentativa ou um ataque bem-sucedido a uma das suas contas online, 14% identificou a sua conta de jogo como alvo principal do ataque. De acordo com o estudo, 38% destas vítimas não consegue restaurar rapidamente os detalhes das suas contas de jogo quando perdidas.

Os jogos estão cada vez mais presentes na vida de muitas pessoas, sendo o smartphone um dos dispositivos de preferência para jogar online. Apesar de estes dispositivos não serem totalmente seguros, 18% das pessoas utiliza o Wi-Fi público para aceder às suas contas de jogo e 49% dos portugueses admite não ter qualquer precaução de segurança adicional quando utiliza redes públicas, o que os expõe a grandes riscos de segurança. Este perigo aumenta quando apenas 6% dos inquiridos elege a sua conta de jogo como uma das três que necessita de uma palavra-passe mais forte.

Além disso, como muitos perfis online estão hoje conectados, as vítimas poderão facilmente acabar por perder o acesso a diferentes contas, como o email ou as redes sociais, importantes por múltiplas razões. Enquanto este pode ser um risco emocional para jogadores amadores, jogadores profissionais correm riscos ainda maiores, podendo perder o acesso ao seu rendimento.

Outras notícias de hoje:

Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android1 min atrás

Huawei aproveita o ‘Hype’ do Mate 20 e confirma telemóvel dobrável 5G!

A Huawei acabou de lançar aquele que é provavelmente o telemóvel do ano, na forma do Mate 20 Pro, em...

Especiais32 mins atrás

YouTube implementou um ‘Mini-Player’ para os Browsers Desktop

Parece que, FINALMENTE, quem costuma ver vídeos do YouTube no seu computador pode festejar! Pois, já pode reproduzir os vídeos...

Hardware1 hora atrás

NVIDIA GTX 1060 GDDR5X oficialmente confirmada!

A NVIDIA GeForce GTX 1060 GDDR5X apareceu na Internet há algum tempo, indicando que a empresa se encontrava a trabalhar...

Android14 horas atrás

Android Pie chega em breve ao Xiaomi Mi A1: já está no Geekbench

A Xiaomi não foi muito rápida ao lançar a atualização do Android Oreo para o Xiaomi Mi A1. Isto pode...

Android15 horas atrás

Há um novo Nokia no Geekbench: Nokia 8.1 a caminho?

Embora a HMD Global tenha revelado novos dispositivos como o Nokia 7.1, o Nokia 3.1 Plus e o Nokia 2V,...

Android16 horas atrás

Oppo sob polémica: resultados dos testes eram adulterados!

No início do mês passado, a Huawei foi acusada de influenciar os resultados dos benchmarks. A 3DMark analisou estas suspeitas...

Android17 horas atrás

Tem um Galaxy S9 ou um Pixel 3 XL? Então não pode perder este vídeo

Existem alguns pormenores que encontra no Google Pixel 3 XL e que não verá no Pixel 3, no Pixel 2...

Android18 horas atrás

Android Pie só chega aos Samsung Galaxy no próximo ano

No mês passado, quando uma versão do Android 9 Pie adaptado pela Samsung chegou à Internet achámos que o lançamento...