JDI inicia fabrico de novo ecrã LCD WQHD com silicone mais eficaz


Por em

A Japonesa JDI anunciou o fabrico em série de um novo painel LCD que recorre a um novo tipo de poli-silicone de baixa temperatura que possui maior eficiência energética e melhor qualidade de imagem.

O painel de 5 polegadas com resolução WQHD (1445×2560) inclui ainda diversas tecnologias que melhoram a sua funcionalidade. Assim o painel da JDI terá a capacidade para fazer upscaling de conteúdos Full HD para 2K, como já é possível em muitos televisores, além de permitir utilização a 30 ou 60Hz.

A maior taxa é importante para multimédia e jogos, onde permite movimentos mais fluídos sem tanto arrastamento de imagem. Mas a taxa de 30Hz é menos pesada para a gráfica em utilização quotidiana quando as fps do ecrã são menos importantes.

O painel possui ainda a tecnologia Pixel Eyes que incorpora a função touch no próprio painel, em vez de num circuito próprio. O ecrã é por isso mais fino, mais económico, enquanto o menor número de camadas sobre o LCD permite que mais luz passe, tornando o ecrã efectivamente mais brilhante.

Os primeiros terminais com o novo ecrã poderão surgir já em 2017, particularmente nos dispositivos de gama alta. JDI e Apple possuem linhas de fabrico conjuntas e os novos painéis poderão ser uma opção para os próximos iPhone, a confirmar-se a possibilidade de apenas um modelo adoptar ecrã OLED

A JDI é um conglomerado Japonês de concepção e fabrico de ecrãs, criada em parceria pela Hitachi, Sony e Toshiba.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Ulefone Gemini: Ulefone lança o seu primeiro smartphone com câmara dupla

Huawei P10 fotografado na linha de montagem, versão Plus, Amazon Alexa a bordo e tudo o que precisa saber

Seguinte