É muito provável que tenha ficado maravilhado com a recente partilha da NASA, das primeiras imagens capturadas pelo super telescópio espacial James Webb. Mas sabia que já existem danos irreversíveis? Danos, que apenas se vão tornar mais extensos à medida que o tempo passa?
Infelizmente é uma realidade, mas é também uma inevitabilidade. A performance na captura de imagem vai piorar à medida que o tempo passa, não pela falta de qualidade do hardware, mas sim devido às condições nefastas do espaço.
James Webb custou 10 biliões de €, mas já tem danos
Portanto, foi logo no início de Junho que a NASA confirmou os primeiros danos no telescópio espacial, aparentemente provocados por um micrometeorito.
Tudo aconteceu entre os dias 23 e 25 de Maio, sem qualquer possibilidade de ação pela equipa de manutenção do projeto. Mas calma! Isto já era esperado pela NASA. Ao fim ao cabo, micrometeoritos são uma inevitabilidade no espaço, com tudo a ser tido em conta na altura do desenvolvimento e construção do telescópio.
Dito tudo isto, apesar do impacto de Maio, a NASA afirma que o telescópio continua a funcionar a um nível muito acima do que é necessário para o sucesso da missão. Além disto, voltou a garantir pelo menos 10 anos de funcionamento! 10 longos anos onde vamos ter mais encontros com pequenos meteoritos, e por isso mesmo, novos impactos à performance. A NASA está a estudar o fenómeno, com muitos especialistas a afirmarem que não é uma ocorrência normal. Contudo, também há quem diga que podem existir erros nos modelos matemáticos…
Entretanto, James Webb continua com 17 segmentos de espelhos sem qualquer impacto, que claro está, já foram realinhados para precaver os danos irreversíveis.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Maravilhado com a performance do telescópio? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.