Jaguar Land Rover cria olhos virtuais para veículos inteligentes


Por em

A Jaguar Land Rover criou uns “olhos virtuais”, em veículos inteligentes, para compreender como os humanos irão confiar nos veículos autónomos, uma vez que, segundo os mais recentes estudos, até 63% dos peões mostram preocupação com os níveis de segurança para atravessar as ruas no futuro.

Assim, os “olhos virtuais” têm pela frente um trabalho fundamental: ajudar a determinar que informação deverão partilhar os futuros veículos sem condutor com os utilizadores ou peões para garantir que as pessoas confiam na nova tecnologia.

Como parte do projeto de engenharia, a Jaguar Land Rover contou com a ajuda de um grupo de psicólogos cognitivos para entender melhor como o comportamento do veículo autónomo afeta a confiança das pessoas nas novas tecnologias. Os testes, atualmente a decorrer, integram o projeto UK Autodrive liderado pela Jaguar Land Rover, no Reino Unido.

Os pontos inteligentes de recepção de dados trabalham de forma autónoma numa rua criada para esse efeito, em Coventry, enquanto o comportamento dos peões é analisado de cada vez que se aproximam para atravessar a rua.

Os “olhos” foram idealizados por uma equipa de engenheiros avançados a trabalhar na divisão de Future Mobility da Jaguar Land Rover. Os pontos inteligentes procuram o peão, que parece “olhar” diretamente para eles, o que indica aos utilizadores da estrada que os identificou e tem a intenção de agir para evitar qualquer tipo de problema.

Os engenheiros e psicólogos da equipa registam os níveis de confiança na pessoa antes e depois do ponto inteligente estabelecer “contacto visual” para saber se gera confiança suficiente de que irá parar. Estudos anteriores sugerem que 63% dos peões e ciclistas afirmam que se sentiriam menos seguros a partilhar a estrada com um veículo autónomo.

Os testes realizados fazem parte de um estudo mais amplo que investiga como os veículos autónomos podem vir a replicar as intenções do ser humano quando conduzem. Enquadrados no estudo, foram realizados mais de 500 testes com indivíduos, nos quais se analisava a interação destes com os pontos inteligentes, concebidos pela Aurrigo, parceira da UK Autodrive.

Leia também

Ou veja mais notícias de Auto

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Tributo a Freddie Mercury em Setembro no Hard Rock Cafe Lisboa

Facebook Watch: os vídeos chegaram em força ao Facebook

Seguinte