Inicio Auto Jaguar Land Rover cria olhos virtuais para veículos inteligentes

Jaguar Land Rover cria olhos virtuais para veículos inteligentes

A Jaguar Land Rover criou uns “olhos virtuais”, em veículos inteligentes, para compreender como os humanos irão confiar nos veículos autónomos, uma vez que, segundo os mais recentes estudos, até 63% dos peões mostram preocupação com os níveis de segurança para atravessar as ruas no futuro.

Assim, os “olhos virtuais” têm pela frente um trabalho fundamental: ajudar a determinar que informação deverão partilhar os futuros veículos sem condutor com os utilizadores ou peões para garantir que as pessoas confiam na nova tecnologia.

Como parte do projeto de engenharia, a Jaguar Land Rover contou com a ajuda de um grupo de psicólogos cognitivos para entender melhor como o comportamento do veículo autónomo afeta a confiança das pessoas nas novas tecnologias. Os testes, atualmente a decorrer, integram o projeto UK Autodrive liderado pela Jaguar Land Rover, no Reino Unido.

Os pontos inteligentes de recepção de dados trabalham de forma autónoma numa rua criada para esse efeito, em Coventry, enquanto o comportamento dos peões é analisado de cada vez que se aproximam para atravessar a rua.

Os “olhos” foram idealizados por uma equipa de engenheiros avançados a trabalhar na divisão de Future Mobility da Jaguar Land Rover. Os pontos inteligentes procuram o peão, que parece “olhar” diretamente para eles, o que indica aos utilizadores da estrada que os identificou e tem a intenção de agir para evitar qualquer tipo de problema.

Os engenheiros e psicólogos da equipa registam os níveis de confiança na pessoa antes e depois do ponto inteligente estabelecer “contacto visual” para saber se gera confiança suficiente de que irá parar. Estudos anteriores sugerem que 63% dos peões e ciclistas afirmam que se sentiriam menos seguros a partilhar a estrada com um veículo autónomo.

Os testes realizados fazem parte de um estudo mais amplo que investiga como os veículos autónomos podem vir a replicar as intenções do ser humano quando conduzem. Enquadrados no estudo, foram realizados mais de 500 testes com indivíduos, nos quais se analisava a interação destes com os pontos inteligentes, concebidos pela Aurrigo, parceira da UK Autodrive. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...