Já usa VPN no seu Computador ou Smartphone?

O que é uma VPN? Muito provavelmente, já ouviu falar de VPNs, no Facebook, no Instagram, em vários fóruns, e se calhar, até na TV. Mas sabe o que é? Pois bem, de forma muito resumida, estamos a falar uma Virtual Private Network, que por sua vez permite criar uma ligação segura através da Internet. Entre muitas outras coisas, é um serviço aproveitado para aceder a conteúdo que muitas vezes está fora do nosso alcance, por estar bloqueado regionalmente.

Mas talvez mais importante que isto, para alguns utilizadores, este tipo de “conexão” também tem a capacidade de meter um ‘escudo’ à nossa volta enquanto navegamos pelas Internets. (VPN Download)

- Publicidade -

Em suma, uma VPN liga o seu PC, smartphone, tablet ou outro qualquer aparelho computacional a um outro computador (servidor) que está algures no globo também ligado à Internet. Assim, de certa forma, irá navegar na web através desse computador, um ‘middleman’.

Assim, é exatamente por isso, que se porventura o servidor estiver noutro país, a sua ligação irá aparecer como se estivesse mesmo fisicamente nesse país.

Dessa forma, poderá aceder a conteúdo que poderá estar bloqueado no seu país de origem.

VPN

Curiosamente, as VPNs são agora extremamente populares por razões completamente fora do domínio da ideia original da tecnologia. Afinal de contas, este serviço foi criado para ligar redes empresariais de forma segura através da Internet.

Ou apenas para permitir aos trabalhadores aceder à rede da empresa a partir de casa. Mas hoje, são utilizadas para proteger os utilizadores de vários perigos de qualquer ligação à rede, para ter acesso a conteúdo que normalmente não conseguiria ver, etc… Aliás, nesta altura em que o mundo do streaming está a dar de si, com preços a subir quase todos os semestre, muitos ‘ex-piratas’ estão a recuperar as suas embarcações, e claro, estão a aproveitar os muitos serviços de VPN do mercado para esse mesmo regresso às marés.

Mas… Antes de mais nada, estas são as vantagens de um serviço VPN:

  • Ultrapassar as restrições regionais em sites de streaming de conteúdo multimédia
  • Ver serviços como o Netflix, Hulu, Disney, etc… Que não estejam disponíveis no seu país.
  • Manter o seu anonimato na Internet
  • Proteção contra intrusões, ou atacantes em serviços públicos de Internet.
  • Proteção no uso de pirataria (IPTV, Torrents, etc…)

Como subscrever um destes serviços? E qual escolher?

A VPN indicada para si pode depender do seu caso de uso! Afinal, até pode criar a sua própria VPN, a partir de um servidor privado.

No entanto, não é isto que a maioria dos utilizadores procura. Na verdade, o que a maioria dos utilizadores quer é algo que proteja as suas informações privadas enquanto navegam, ou fazem algo ‘menos legal’ na Internet, como o download de ficheiros a partir de torrents, ou vêm um jogo de futebol ‘a lá Inácio’.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.