Inicio Android Já não é possível instalar as Google Apps no Huawei Mate 30

Já não é possível instalar as Google Apps no Huawei Mate 30

A Huawei lançou o principal smartphone da gama Mate 30 há algumas semanas. Este dispositivo é atualmente o melhor do mundo para fotografia segundo os testes da DxOMark mas não é só este aspeto que o distingue. É que também é o primeiro dispositivo a vir sem as aplicações da Google. Isto porque os Estados Unidos, numa guerra política contra a China, resolveram colocar este fabricante numa lista especial que proíbe negociações e aquisições com empresas americanas. Assim não há Google Apps no Huawei Mate 30.

Já não é possível instalar as Google Apps no Huawei Mate 30

Ora embora este smartphone fosse fornecido sem os serviços e apps da Google, havia uma solução alternativa que permitia que os utilizadores continuassem a utilizar os serviços da Google nos smartphones da gama Mate 30. No entanto, esta solução alternativa através do “LZ Play” já não está disponível. Isto porque o site que aloja várias aplicações já não está a funcionar.

Mate 30

A necessidade de uma instalação alternativa

Uma vez que os Estados Unidos não deixaram a Huawei usar os serviços da Google, ela perdeu o acesso às apps que normalmente estão presentes nos smartphones Android. Assim havia um método alternativo através do LZ Play, mas isto requeria permissões no nível do administrador. Assim este método levantou sérias preocupações de segurança.

Ele usava algumas permissões especializadas do Android encontradas apenas em smartphones Huawei, incluindo a permissão para instalar outras aplicações, como aplicações de “sistema”. Entretanto após John Wu, o programador responsável pelo Magisk, publicar uma explicação sobre como o sistema funciona, o site que hospedava a aplicação LZ Play foi desativado.

Atualmente, não se sabe se o site foi retirado pelos programadores ou pelos serviços de hospedagem Alibaba.

Além disso, está a ser relatado que o Huawei Mate 30 deixou de passar nos testes de segurança SafetyNet do Google, que é a forma da Google garantir que o dispositivo é válido, seguro e sem root.

Passar nos testes do SafetyNet é um dos requisitos para se poder usar algumas das aplicações.

Em resumo, por enquanto ainda não é possível instalar nada no Huawei Mate 30 ao nível dos serviços da Google. Pelo menos, até que os EUA e a China resolvam a guerra comercial ou a Huawei tenha isenção para poder utilizar os serviços da Google nos seus dispositivos.

Lembramos que assim que isto acontecer, os smartphones Huawei Mate 30 vão receber um update que vai devolver tudo o que eles têm direito. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Surface Laptop 4 e Surface Pro 8: há novidades fresquinhas!

No próximo ano devemos ter uma atualização aos Surface Laptop e Surface Pro. Digo isto porque hoje as imagens do Surface Laptop 4 e...

Canon confirma publicamente ataque de ransomware e roubo

Ninguém está livre disto! A Canon confirmou que o ataque de Agosto foi causado por ransomware. Para além disso, os atacantes conseguiram roubar dados...

Google Chrome tem uma grande novidade! Veja como ativar!

Há excelentes notícias para quem usa o browser da Google. É que o Google Chrome vai permitir pesquisar pelas páginas web abertas que estejam...

(Black Friday) Software a um super preço! (Windows, Office, jogos)

Compre o Windows 10 Pro a um super preço! - Num mundo cada vez mais digital, é sempre importante ter em conta as ofertas...

Microsoft vai trazer apps Android para o Windows 10!

É verdade que já é possível executar aplicações Android em computadores com Windows 10 graças a emuladores como o Bluestacks. No entanto, em breve,...