Já não é possível instalar as Google Apps no Huawei Mate 30

A Huawei lançou o principal smartphone da gama Mate 30 há algumas semanas. Este dispositivo é atualmente o melhor do mundo para fotografia segundo os testes da DxOMark mas não é só este aspeto que o distingue. É que também é o primeiro dispositivo a vir sem as aplicações da Google. Isto porque os Estados Unidos, numa guerra política contra a China, resolveram colocar este fabricante numa lista especial que proíbe negociações e aquisições com empresas americanas. Assim não há Google Apps no Huawei Mate 30.

Já não é possível instalar as Google Apps no Huawei Mate 30

Ora embora este smartphone fosse fornecido sem os serviços e apps da Google, havia uma solução alternativa que permitia que os utilizadores continuassem a utilizar os serviços da Google nos smartphones da gama Mate 30. No entanto, esta solução alternativa através do “LZ Play” já não está disponível. Isto porque o site que aloja várias aplicações já não está a funcionar.

Apps no Huawei Mate 30

A necessidade de uma instalação alternativa

Uma vez que os Estados Unidos não deixaram a Huawei usar os serviços da Google, ela perdeu o acesso às apps que normalmente estão presentes nos smartphones Android. Assim havia um método alternativo através do LZ Play, mas isto requeria permissões no nível do administrador. Assim este método levantou sérias preocupações de segurança.

Ele usava algumas permissões especializadas do Android encontradas apenas em smartphones Huawei, incluindo a permissão para instalar outras aplicações, como aplicações de “sistema”. Entretanto após John Wu, o programador responsável pelo Magisk, publicar uma explicação sobre como o sistema funciona, o site que hospedava a aplicação LZ Play foi desativado.

Atualmente, não se sabe se o site foi retirado pelos programadores ou pelos serviços de hospedagem Alibaba.

Apps no Huawei Mate 30

Além disso, está a ser relatado que o Huawei Mate 30 deixou de passar nos testes de segurança SafetyNet do Google, que é a forma da Google garantir que o dispositivo é válido, seguro e sem root.

Passar nos testes do SafetyNet é um dos requisitos para se poder usar algumas das aplicações.

Em resumo, por enquanto ainda não é possível instalar nada no Huawei Mate 30 ao nível dos serviços da Google. Pelo menos, até que os EUA e a China resolvam a guerra comercial ou a Huawei tenha isenção para poder utilizar os serviços da Google nos seus dispositivos.

Lembramos que assim que isto acontecer, os smartphones Huawei Mate 30 vão receber um update que vai devolver tudo o que eles têm direito.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Microsoft Edge 94 já está disponível! Atualize agora mesmo!

A versão 94 do Microsoft Edge já chegou ao chamado "canal estável". A atualização marca a transição de um ciclo de seis semanas para...

(Análise) Oppo Reno 6 Pro: Uma aposta muito curiosa!

O Oppo Reno 6 Pro é o novo smartphone topo de gama da gigante Chinesa para a segunda metade de 2021. É um aparelho...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!