Já há leilões de placas gráficas usadas! É a loucura

Em Portugal ainda não se nota um ‘dump’ agressivo de placas gráficas usadas no mercado de hardware usado, mas é muito provavelmente uma questão de tempo. Especialmente nesta altura do campeonato, em que as criptomoedas voltaram a cair de uma forma simplesmente assustadora.

Mas, noutras regiões, como a Asiática… A oferta é tanta, que até já há leilões para despachar a quantidade de placas gráficas que originalmente foram compradas com apenas um propósito, minar forte e feio.

Já há leilões de placas gráficas usadas! É a loucura

Portanto, da mesma forma que o boom das criptomoedas fez com que a procura explodisse, eis que o crash desse mesmo mercado vai acabar por provocar o efeito contrário.

Especialmente, porque nesta altura, é um fenómeno acompanhado por uma clara melhoria dos stocks, e também pela queda da procura consequência do aproximar do lançamento de toda uma nova geração de placas gráficas.

Em suma, tudo isto significa uma autêntica enxurrada de placas gráficas a chegar ao mercado de usados.

Como é que estes leilões funcionam?

Curiosamente, estes leilões estão a acontecer em streams na Internet. Um pouco à imagem daquilo que por vezes deve ver no Facebook, em páginas dedicadas à venda de roupa que passam a vida a fazer streams ao vivo. Consegue imaginar? “Tens alguma RTX 3070?” “Ai meu menino, deixa cá ver no caixote… Tenho sim! Número 43! Belas sapatilhas… Oops, placa gráfica.”

O crash está a ser o fim de várias operações!

Caso não saiba, a moeda Ethereum já perdeu cerca de 80% do seu valor de mercado, face ao seu pico de Novembro de 2021. Entretanto, o Bitcoin já caiu abaixo dos 20 mil euros, estando agora um pouco acima da marca dos 19 mil euros.

Isto está a causar o desmantelamento de várias operações especializadas. Aliás, isto está a criar dificuldades a vários centros de LAN, e Cibercafés, que durante a pandemia, com tudo fechado, investiram forte e feio na prática do mining de criptomoedas.

Claro… Cuidado na compra de placas gráficas em segunda mão!

É preciso perceber, que com este ‘dump’, vão aparecer algumas boas oportunidades. Contudo, é também preciso ter em conta que estas placas gráficas já passaram por muita coisa durante o seu curto ciclo de vida.

Afinal, uma placa gráfica utilizada num rig de mineração, pode perder ~10% de performance, face ao que supostamente seria o seu estado vinda da fábrica.

Por isso, mesmo que tenha muita atenção, e verifique tudo, pode acabar por comprar um pedaço de hardware bastante ‘cansado’, e isso pode não compensar o ‘desconto’ no preço.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Play Store: atenção a esta app com milhões de downloads!

Temos de ter realmente muito cuidado já que um...

Google Maps tem um segredo para ficar muito melhor

O Google Maps é uma aplicação que funciona com...

Waze ganha a função que pode acabar com o Google Maps

Em comparação com todas as outras aplicações não há...

(Análise) VIVO V23 5G: Um smartphone diferente!

(Análise) VIVO V23 5G: Conhece a Vivo? Estamos a...