Já existiu um carro na Fórmula 1 com 6 rodas! Sabia?

Ontem, a Leak foi ao Autódromo do Estoril, de forma a assistir ao Estoril Classics que por lá esteve entre os dias 4 e 6 de Outubro. Um evento cheio de história, com muito cheiro a gasolina, e claro, um espaço icónico onde quase podemos engravidar pelos nossos ouvidos, tal é a magia do som “old school” dos grandes motores de antigamente.

Dito tudo isto, entre as muitas máquinas em exposição, e em pista, temos de salientar uma muito curiosa, que mete todos os fãs do automobilismo em pulgas. Estamos a falar do Tyrell P34 (Project 34), um carro que participou em várias corridas de F1 com 6 rodas em vez das tradicionais 4.

Um carro que deixou muito boa gente de olhos em bico na altura, e que por isso mesmo, se tornou num ícone.

Sabe como tudo aconteceu?

Já existiu um carro na Fórmula 1 com 6 rodas! Sabia?

já existiu um carro na fórmula 1 com 6 rodas! sabia?

Portanto, qual é a lógica de meter duas rodas extra num tipo de carro que sempre teve quatro rodas? Bem, estamos a falar de Fórmula 1, por isso, a ideia foi obviamente ter uma vantagem que mais ninguém tinha.

Afinal, este é o desporto onde mais inovações são feitas, muitas delas escondidas porque são “meio ilegais” ou estão pelo menos dentro de uma zona cinzenta. Por isso mesmo, existe sempre a possibilidade de as outras equipas fazerem queixa, especialmente se for uma boa ideia.

Mas, ao contrário daquilo que muitas equipas faziam e continuam a fazer, o Tyrell P34 apareceu com 2 rodas extra, à vista de todos. Sem medos! Afinal, estava tudo dentro das regras!

Este foi o único carro com seis rodas a competir na fórmula 1, sendo também um carro capaz de garantir uma vitória e vários pódios. Aliás, no grande prémio da Suécia em 1977, as duas primeiras posições foram garantidas por dois destes automóveis.

Em termos de resultados, este carro apareceu pela primeira vez no grande prémio de Espanha em 1976, e ao longo do seu ciclo de vida (30 corridas), teve 1 vitória, 14 pódios, 3 Pole Positions e 3 voltas mais rápidas.

Porquê este design?

A ideia era aproveitar um design mais próprio da IndyCar, com 6 rodas, onde as 4 da frente seriam capazes de “conduzir” o carro. Todas as rodas dianteiras seriam mais pequenas (10”), e por isso capazes de serem adaptadas às dimensões reguladas da altura.

Com este perfil mais baixo, e menos espaço entre o chão e o carro, foi possível diminuir o arrasto causado pelos pneus da frente, ao mesmo tempo que também foi possível diminuir a quantidade de downforce necessária na asa dianteira. Isto significava que, em retas, este Tyrell P34 era um foguete!

Segundo os cálculos na altura, isto era o equivalente a um benefício de 40 cavalos.

Só durou 30 corridas?

Sim, após primeiros resultados muito interessantes, o P34 acabou por perder força, devido ao facto de a fornecedora de pneus da altura não querer perder tempo no desenvolvimento em produtos para uma única equipa. Por isso, na época seguinte, o conceito mudou e as 6 rodas deixaram de ser parte integrante da F1.

Ainda assim, é um carro que ganhou uma corrida!

Antes de mais nada, acha a ideia curiosa? Quer ver mais conteúdo como este na Leak? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também