Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Principal
Auto

Já existiu um carro na Fórmula 1 com 6 rodas! Sabia?

porNuno Miguel Oliveira
7 de Outubro, 2024
em Auto
já existiu um carro na fórmula 1 com 6 rodas! sabia?
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet

Ontem, a Leak foi ao Autódromo do Estoril, de forma a assistir ao Estoril Classics que por lá esteve entre os dias 4 e 6 de Outubro. Um evento cheio de história, com muito cheiro a gasolina, e claro, um espaço icónico onde quase podemos engravidar pelos nossos ouvidos, tal é a magia do som “old school” dos grandes motores de antigamente.

Dito tudo isto, entre as muitas máquinas em exposição, e em pista, temos de salientar uma muito curiosa, que mete todos os fãs do automobilismo em pulgas. Estamos a falar do Tyrell P34 (Project 34), um carro que participou em várias corridas de F1 com 6 rodas em vez das tradicionais 4.

Um carro que deixou muito boa gente de olhos em bico na altura, e que por isso mesmo, se tornou num ícone.

Sabe como tudo aconteceu?

  • Equipa de Fórmula 1 da Renault não vai ter motor Renault

Já existiu um carro na Fórmula 1 com 6 rodas! Sabia?

já existiu um carro na fórmula 1 com 6 rodas! sabia?

Portanto, qual é a lógica de meter duas rodas extra num tipo de carro que sempre teve quatro rodas? Bem, estamos a falar de Fórmula 1, por isso, a ideia foi obviamente ter uma vantagem que mais ninguém tinha.

P34 Estoril

Afinal, este é o desporto onde mais inovações são feitas, muitas delas escondidas porque são “meio ilegais” ou estão pelo menos dentro de uma zona cinzenta. Por isso mesmo, existe sempre a possibilidade de as outras equipas fazerem queixa, especialmente se for uma boa ideia.

Mas, ao contrário daquilo que muitas equipas faziam e continuam a fazer, o Tyrell P34 apareceu com 2 rodas extra, à vista de todos. Sem medos! Afinal, estava tudo dentro das regras!

Este foi o único carro com seis rodas a competir na fórmula 1, sendo também um carro capaz de garantir uma vitória e vários pódios. Aliás, no grande prémio da Suécia em 1977, as duas primeiras posições foram garantidas por dois destes automóveis.

Em termos de resultados, este carro apareceu pela primeira vez no grande prémio de Espanha em 1976, e ao longo do seu ciclo de vida (30 corridas), teve 1 vitória, 14 pódios, 3 Pole Positions e 3 voltas mais rápidas.

Porquê este design?

A ideia era aproveitar um design mais próprio da IndyCar, com 6 rodas, onde as 4 da frente seriam capazes de “conduzir” o carro. Todas as rodas dianteiras seriam mais pequenas (10”), e por isso capazes de serem adaptadas às dimensões reguladas da altura.

Com este perfil mais baixo, e menos espaço entre o chão e o carro, foi possível diminuir o arrasto causado pelos pneus da frente, ao mesmo tempo que também foi possível diminuir a quantidade de downforce necessária na asa dianteira. Isto significava que, em retas, este Tyrell P34 era um foguete!

Segundo os cálculos na altura, isto era o equivalente a um benefício de 40 cavalos.

Só durou 30 corridas?

Sim, após primeiros resultados muito interessantes, o P34 acabou por perder força, devido ao facto de a fornecedora de pneus da altura não querer perder tempo no desenvolvimento em produtos para uma única equipa. Por isso, na época seguinte, o conceito mudou e as 6 rodas deixaram de ser parte integrante da F1.

Ainda assim, é um carro que ganhou uma corrida!

Antes de mais nada, acha a ideia curiosa? Quer ver mais conteúdo como este na Leak? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigo Anterior

AMD Ryzen 7 5800X está a 158€. Belo preço!

Artigo Seguinte

Novo processador da Huawei custa o mesmo que um Qualcomm!

Artigos

carro, carros, carros chineses
Auto

O que aconteceu na China vai acontecer em Portugal?

Preço dos combustíveis vai disparar, Combustíveis mais económicos
Auto

Combustíveis não descem porque impostos não podem descer

dacia bigster: suv barato que promete ser premium!
Auto

O teu carro vai mudar? Sim. Tens de o conseguir pagar.

Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

semana dos animais LIDL

Chave de precisão do LIDL estilo Xiaomi vai voar das prateleiras

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

semana dos animais LIDL

Corrida ao LIDL pelas facas especiais de aço damasco ao preço mais baixo de sempre

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados