A Apple apresentou o iPhone 17 Air como o mais fino e leve da família, mas a ZTE não perdeu tempo, e por isso mesmo, quase em simultâneo, lançou o Nubia Air. Um smartphone que também aposta no design ultrafino, peso ultraleve, e curiosamente também na resistência.
Tudo isto com uma diferença brutal: custa apenas 299 euros!
Fino, resistente e com bateria generosa
O Nubia Air é mais grosso que o iPhone Air, e de facto também é mais grosso que o S25 Edge. Mas, ainda assim, por menos de 300€, conta com apenas 6.7 mm de espessura, trazendo consigo um ecrã AMOLED de 6.78’’ 1.5K com taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 4.500 nits.
Ou seja, números muito interessantes para a gama onde se insere. Além de tudo isto, a ZTE usou Gorilla Glass 7i e certificações IP68 e IP69, garantindo resistência a quedas, água e pó.
Apesar do corpo fino, a bateria é de 5.000 mAh (a mesma capacidade do S25 Ultra), suportando até 1.000 ciclos de carga e equipada com otimizações de inteligência artificial para reduzir o consumo em 25%.
Câmara tripla com truques de IA!
Aqui também temos coisas interessantes, porque em vez de uma única câmara na traseira, encontramos um módulo triplo de 50 MP, acompanhado por uma câmara frontal de 20 MP.
Tudo isto com apoio de IA, estabilização eletrónica (EIS) e até um sistema anti-shake para vídeos mais estáveis. Para criadores de conteúdos, há funções como Magic Editor e Magic Eraser, além da possibilidade de usar as câmaras em simultâneo.
Performance sólida para o preço!
Por dentro, o Nubia Air conta com um processador octa-core de 6 nm, 8 GB de RAM + 12 GB virtuais (até 20 GB dinâmicos) e 256 GB de armazenamento interno. A integração com a IA vai mais além, com o Google Gemini incluído para geração de texto, edição e pesquisa.
Um “Air” ao alcance de todos?
Ao contrário do iPhone 17 Air, que começa nos 1249€, o Nubia Air chega a Portugal em outubro por 299 euros, disponível nas cores Streamer Black e Titanium Desert.
Para quem sempre quis um smartphone fino, resistente e com boa autonomia. Mas, por alguma razão não tem orçamento para o “estatuto” da Apple. Este Nubia Air é provavelmente a alternativa mais interessante do mercado. Não tem maçã, mas tem outras coisas.