Já existe tecnologia para o fazer correr mais rápido!

Estamos quase sempre muito focados nos smartphones, computadores, relógios, tablets, etc… Mas, a tecnologia tem impacto em quase tudo aquilo que está à nossa volta, onde podemos incluir até a nossa performance como desportistas.

Um excelente exemplo disto está num grupo de investigadores da Universidade ETH Zurich, na Suíça, que tem estado a trabalhar num dispositivo denominado de Airshield.

Já existe tecnologia para o fazer correr mais rápido!

Portanto, o AirShield, não é mais que uma caixa feita de plástico, que pode ser puxada para a frente de um corredor enquanto este faz a sua prática desportiva. Basicamente, ajuda a remover alguma da resistência ao vento.

A ideia aqui é muito simples, com menor resistência ao vento, vai ser possível chegar a maiores velocidades com menor esforço. Ou seja, maiores velocidades durante maiores períodos de tempo.

É quase um escudo, que funciona como um deflector de ar, que claro, tem de ser rebocado por algum tipo de veículo. Neste caso, é um kart elétrico. Parece algo simples? Pois, este escudo utiliza sensores LiDAR virados para a retaguarda para ajudar a medir a distância a que o corredor se encontra do escudo, e essa informação é depois transmitida ao kart, que acelera ou abranda automaticamente para manter a pessoa diretamente dentro do “ponto ideal”.

Além de tudo isto, o escudo está também equipado com várias câmaras, permitindo aos investigadores captar imagens dos atletas enquanto estes treinam. Estas imagens podem depois ser analisadas para avaliar o desempenho do corredor e ajudar a determinar o que pode ser melhorado em treinos futuros. É muito semelhante à forma como os automóveis podem, por vezes, ignorar a resistência do vento quando circulam atrás de veículos maiores, embora seja intrigante ver a sua utilização desta forma.

Interessante? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Lê também

Os Roomba são incríveis? Sim, mas podes gastar menos dinheiro

Durante anos, ter um aspirador robot era quase viver...

Pensa duas vezes antes de dormir com Earbuds ou Auscultadores

Há quem adore adormecer a ouvir música, podcasts ou...

O iPhone é que vai aguentar os preços em 2026. Tem piada!

Ultimamente só se fala de aumentos de preço, devido...