É na cozinha que estão os maiores vampiros de energia e que têm maior impacto na conta da luz. Muitas das vezes não perdemos muito tempo a fazermos a “matemática” mas se a fizermos os resultados serão surpreendentes! Para darmos uma ajuda na redução da conta da luz vamos dizer-lhe quais os equipamentos que gastam mais luz na sua cozinha e quanto isso lhe custa aproximadamente ao fim do ano. Esta informação até pode ajudar a fazer algumas escolhas na hora de poupar. Assim isto é o que paga de luz pelo que tem na sua cozinha!
Isto é o que paga de luz pelo que tem na sua cozinha!
Existem muitos equipamentos que utilizamos na nossa cozinha e que representa um grande rombo na fatura da eletricidade se contabilizarmos um ano. Como o nosso objetivo é ajudar vamos apresentar-lhe por uma ordem que vai dos mais gastadores até aos que têm menos impacto na conta da luz.
Adivinha qual é o grande vampiro de energia da sua cozinha?
Se disse máquina de lavar louça acertou. De facto, é o equipamento que gasta mais e as pessoas utilizam-na por cerca de 1000 horas ao longo do ano. Ora isso custa cerca de 260 Euros ao ano. Ou seja é um valor substancial na conta da luz.
Entretanto o congelador chega em segundo lugar. Funcionam ao longo de 8760 horas e têm um custo na conta da luz de 257 Euros. Também é um valor muito significativo.
Por outro lado a secadora também é um eletrodoméstico muito utilizado. Normalmente utilizamos cerca de 270 horas por ano. Isto representa um impacto de 134 Euros na fatura anual.
O forno também tem um impacto significativo nas contas mas eventualmente não tanto quanto possamos pensar. Também porque utilizamos menos vezes. Assim estima-se uma utilização a rondar as 182 horas o que dá cerca de 77 Euros na fatura mensal.
A seguir temos o frigorífico. Funciona tal como o congelador durante 8760 horas e tem um impacto no valor anual de 68 Euros.
Depois temos a Air Fryer. Utilizamos normalmente durante 182 horas e tem um impacto na conta da luz anual de 53 Euros.
O micro-ondas é também um equipamento muito utilizado na cozinha. Funciona normalmente ao longo de 91 horas em todo o ano e tem um impacto de 20 euros na conta da luz.
Outro aspeto interessante é verificarmos o custo da nossa máquina de café ao longo de um ano inteiro. Ora se considerarmos que ela durante os 365 dias funciona ao longo de 60 horas custa cerca de 16 Euros por ano.