Irmãos Feijoca: novo jogo de David Hughes traduzido para português


Por em

Dave Hughes continua imparável. Além de responsável pela revista WOOT!, que todos os anos anima a nossa época natalícia, ainda tem tempo para ir lançando divertidos platformers. Bean Brothers é mais um jogo do género, mas que contém duas particularidades que desde já queremos referir.

A primeira é que o jogo encontra-se traduzido para a nossa língua. Planeta Sinclair fez mais uma “perninha” e ajudou o programador nas traduções.

De facto, o mercado português e brasileiro começa a revelar-se cada vez mais interessante! Com uma dinâmica de fazer inveja a muitos países onde o Spectrum até esteve mais fortemente implantado… O que nos deixa muito feliz (e espantados, se queremos ser justos).

O segundo ponto que distingue este jogo de outros do género, é o facto de assumirmos a pele de dois personagens, que apenas unindo esforços conseguem resolver os puzzles.

Em certos aspectos a fazer lembrar Head Over Heels (com as devidas diferenças, claro). Essas personagens são Baz e Boz, mais conhecidos como os Irmãos Feijoca.

Irmãos Feijoca

Irmãos Feijoca tem vinte níveis, correspondendo a cada um deles uma sala com diferentes quebra-cabeças para resolver, por forma a conseguirmos chegar ao portal de saída que nos leva para o nível seguinte,

Mais do que a precisão no local e tempo de salto, que também é necessário, teremos que analisar com atenção cada sala, descobrir o que cada alavanca faz, e delinear muito bem o caminho a fazer. Embora não havendo um tempo limite para resolver cada nível, pontualmente teremos que actuar muito rápido. Isso porque por vezes começamos os níveis em pontos de passagem dos inimigos, e teremos que desviar não uma, mas duas personagens em simultâneo, pois basta um delas ser atingida para termos que recomeçar essa sala.

Outras armadilhas vão também aparecendo, como por exemplo o célebre piso que desaparece, à boa maneira de Manic Miner. O que implica mais uma vez reacção e reflexos rápidos, por forma a não ficarmos bloqueados em pontos sem saída, ou a cairmos em armadilhas. Duma forma ou doutra apenas temos um remédio: recomeçar o nível.

Irmãos Feijoca

Criado com o Arcade Game Designer, que começa já a ser usado com muita mestria por David Hughes. Irmãos Feijoca apresenta uma boa jogabilidade, com um nível de dificuldade perfeitamente ajustado à destreza de um jogador de nível médio.

Tornando o jogo difícil, mas não impossível! Frustrante, mas sem levar à desistência prematura, muito embora suspeitemos que a figura da caveira irá aparecer com mais frequência do que a desejável.

Os gráficos estão bem imaginados e o som é tem uma excelente melodia! Contudo, não interessava para o caso, pois iremos estar tão embrenhados na resolução dos puzzles, que nem teremos disposição para grandes musicais.

Parece-nos assim que este é um dos melhores jogos que Dave Hughes lançou até agora. Constituindo sem dúvida um excelente divertimento e que nos vai agarrar até os vinte níveis serem resolvidos.

Irmãos Feijoca poderá ser obtido, quer na versão inglesa, quer na “nossa” versão, na revista digital Woot! 2018.

Irmãos Feijoca

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

A Intel vai lançar novos processadores… i9-9900KF a caminho!

Parece que o RGB é afinal um risco para o seu computador!

Seguinte