Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Principal
Especiais

IPTV pirata rende mil milhões por ano. De quem é a culpa?

porNuno Miguel Oliveira
18 de Setembro, 2026
em Especiais, Streaming & TV
tv, iptv
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet

IPTV Pirata – Durante anos tentaram convencer-nos de que a pirataria televisiva era uma brincadeira clandestina de quatro ou cinco marmanjos fechados no quarto a partilhar ficheiros de madrugada. Pois bem, tira a pala dos olhos.

A pirataria mudou de figura, profissionalizou-se e transformou-se numa indústria paralela com números absolutamente astronómicos que fariam qualquer multinacional roer-se de inveja. É mesmo muito dinheiro que circula à volta deste mercado paralelo.

  • Vais comprar uma lista de IPTV? Calma e lê isto!
  • Tens um serviço de IPTV que não falha? Cala a boca!

IPTV pirata rende mil milhões por ano na Europa: De quem é a culpa?

iptv

Portanto, segundo os dados mais recentes do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), o negócio do IPTV ilegal já movimenta quase mil milhões de euros por ano só no continente europeu.

Ou seja, há quase 14 milhões de pessoas a pagar mensalidades a redes piratas em vez de darem dinheiro às operadoras tradicionais. E sabes de quem é a culpa disto tudo? De quem insiste em cobrar preços pornográficos por pacotes de televisão cheios de canais que ninguém vê!

Toda a gente sabe que o sistema não funciona, mas ninguém quer meter o pé no travão para revolucionar a coisa. Há muita resistência em “partir” a roda. Por isso, a pirataria continua a crescer.

De facto, as pessoas não acordam de manhã a pensar que querem cometer uma ilegalidade. O que acontece é muito mais simples: o custo de vida não pára de subir, as operadoras históricas enfiam fidelizações de 24 meses pela goela abaixo e, se quiseres ver os jogos de futebol do teu clube e meia dúzia de filmes, precisas de subscrever quatro ou cinco serviços diferentes que, somados, levam mais de 100 euros por mês da tua conta bancária.

Isso é impossível nos dias que correm.

  • IPTV pirata: O barato sai mesmo caro ou as operadoras é que esticaram a corda?

Quase 14 milhões de clientes e mensalidades de cinco euros!

iptv

O relatório oficial do EUIPO e os dados recolhidos pelo TorrentFreak mostram um cenário demolidor para as televisões pagas tradicionais. Cerca de 3,1% de toda a população da União Europeia já é cliente assídua deste mercado negro digital, com países como a Holanda e a Suécia a liderarem a tabela com mais de 8% da população a recorrer a estas soluções.

A matemática do negócio é tão óbvia que até uma criança percebe porque é que as redes ilegais estão a nadar em dinheiro!

  • O preço da tentação: O valor médio de uma assinatura pirata de IPTV na Europa ronda os 5 euros por mês. Por uma ninharia tens acesso a milhares de canais em direto, transmissões desportivas de todo o planeta e catálogos inteiros de streaming atualizados ao minuto.
  • Os três gigantes que alimentam a máquina: Só do Reino Unido, da França e da Alemanha saem anualmente mais de 532 milhões de euros diretamente para os bolsos dos operadores clandestinos. É mais de metade de todo o bolo europeu concentrado em três dos mercados mais ricos do continente.
  • Facilidade total de acesso: Já não precisas de ser nenhum génio da informática para meter isto a funcionar. Qualquer pessoa compra uma box Android barata de 20 euros na internet, descarrega uma aplicação qualquer e tem a televisão pronta a bombar em cinco minutos.

A caça às bruxas e a guerra nos tribunais?

Perante uma sangria financeira deste calibre, as autoridades e os reguladores europeus entraram em modo de pânico absoluto. O EUIPO e os tribunais têm multiplicado processos judiciais, investidas policiais e ações civis contra quem desenvolve software, mantém servidores e distribui sinal pirateado. Em alguns casos conseguem deitar abaixo portais e bloquear endereços IP, mas o resultado prático costuma durar poucas horas. Cortas uma cabeça e nascem logo duas no dia seguinte com outro nome e noutro país.

Bloquear não resolve nada se a oferta legal continuar horrível.

As entidades reguladoras podem criar as leis que quiserem, multar quem entenderem e tentar deitar abaixo milhentos servidores semana após semana. Enquanto a indústria da televisão por subscrição continuar a achar que pode cobrar valores absurdos por conteúdos fragmentados, o IPTV pirata vai continuar a faturar milhões.

A história já nos ensinou esta lição vezes sem conta na música com o Spotify e nos videojogos com a Steam. A melhor forma de combater a pirataria nunca foi a polícia, foi criar uma alternativa legal simples, estável e com um preço justo para a carteira das pessoas.

Enquanto o pirata oferecer um serviço superior à plataforma oficial, as coisas não vão mudar. Aliás, a tendência é a pirataria crescer ainda mais.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Tags: destaque
Artigo Anterior

2,9 milhões vão pagar menos IRS: vê se estás nos escalões que descem

Artigo Seguinte

Corrida ao LIDL pelo aspirador de lavagem que deixa sofás e carro como novos

Artigos

Black Friday
Especiais

Esquece a Black Friday. Comprar? É agora ou nunca!

YouTube clickbait
Streaming & TV

YouTube Music vai avisar quando uma música foi criada com inteligência artificial

O teu telemóvel consegue prever a chuva (e não é com meteorologia), aquaplanagem: há uma coisa que não pode mesmo fazer!
Especiais

Ar polar vai fazer cair as temperaturas até 10 ºC em Portugal

Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

semana dos animais LIDL

Chave de precisão do LIDL estilo Xiaomi vai voar das prateleiras

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

semana dos animais LIDL

Corrida ao LIDL pelas facas especiais de aço damasco ao preço mais baixo de sempre

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados