A polícia britânica anunciou a prisão e condenação de Nishan Silva, um ex-contabilista de 34 anos que geria uma plataforma ilegal de IPTV conhecida como Andy UTV e Ultimate TV Service.
Ou seja, caso ainda existissem dúvidas, o cerco começa a ficar cada vez mais apertado para quem distribuiu o sinal, e de facto, também para quem apenas compra.
Ex-contabilista condenado a 3 anos de prisão por gerir IPTV Pirata
Portanto, o tribunal de Inner London decidiu por uma pena de três anos de prisão, depois de o acusado ter confessado distribuição de conteúdo com violação de direitos de autor e duas acusações de uso e aquisição de propriedade criminal.
Segundo a Police Intellectual Property Crime Unit (PIPCU), o esquema de Silva oferecia acesso barato a canais premium e conteúdos on-demand, incluindo transmissões da Sky e eventos desportivos internacionais.
Para ter ideia da escala, o serviço chegou a ter cerca de 2.600 clientes, com pagamentos processados através de plataformas online usando identidades falsas.
Um negócio “organizado como uma empresa”!
As investigações financeiras revelaram que uma das contas associadas ao esquema recebeu 256.725 libras, com 125.940 libras levantadas. Incluindo 20.100 libras transferidas diretamente para o condenado.
O dinheiro era usado para manter servidores e gerir o serviço de IPTV, enquanto outras contas bancárias foram abertas com documentos de identidade falsificados.
Dinheiro vai para o estado!
Além da pena de prisão, Nishan Silva ficará sujeito a ação ao abrigo da Lei dos Lucros de Crime (Proceeds of Crime Act). Através da qual o Estado britânico tentará recuperar os fundos obtidos de forma ilícita.
Em suma, mais um sinal claro de que a pirataria digital continua na mira das autoridades. Aliás, estamos a entrar numa altura em que até os esquemas mais “profissionais” acabam, inevitavelmente, por ruir.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!