Como estamos fartos de dizer, a Apple pode ter um problema grave nas suas mãos, pelo simples facto de a nova gama de smartphones iPhone 16 não significar um grande salto evolutivo face aos iPhone 15 do ano passado. Que por sua vez, sejamos honestos, também não mudaram grande coisa face aos iPhone 14 de 2022.
Ou seja, na minha opinião, vai ser uma altura incrível para perceber se o iPhone vende porque é realmente uma máquina de qualidade para o nosso dia-a-dia, ou pura e simplesmente porque é um iPhone, e como tal, não precisa de fazer nada de diferente ou de inovador.
iPhone vende bem porque… É um iPhone!
Portanto, caso não saiba, no mercado Global, o iPhone tem quase 30% da quota de mercado, enquanto nos Estados Unidos, esse valor aproxima-se mais dos 60%. São números incríveis, que demonstram muito bem o poder que a Apple, mais concretamente o iPhone, tem no mundo dos smartphones.
O que levanta uma questão… O que pode fazer o lado Android, mais concretamente a Google e Samsung, para tentar mudar esta tendência?
Na realidade, pouca coisa!
O lado Android da coisa sempre tentou ter melhores especificações, mais e melhores funcionalidades, preços mais baixos, designs inovadores e diferentes entre si, entre muitas outras coisas. Porém, a Apple continuou a crescer, e de facto, o iPhone é hoje em dia o produto mais importante para a gigante Norte-Americana.
Aliás, nos Estados-Unidos, existem casos de bullying nas escolas, caso um qualquer estudante apareça com um smartphone Android no bolso, em vez de um iPhone. Isto mesmo que o Android seja mais recente, e potencialmente até mais poderoso que o iPhone em causa.
Por isso, se todos os rumores se confirmarem, e os novos iPhone 16 aparecerem nas prateleiras com o mesmo exato preço face ao ano passado, e com muitas das mesmas especificações técnicas, vamos ter a confirmação de que a Apple não precisa de fazer grande coisa para vender.
Ou seja, que o iPhone salta das prateleiras, apenas e só porque é um iPhone, e isso dá algum certo tipo de estatuto ao consumidor. Algo que, muito honestamente, apesar de gostar muito do meu iPhone 15 Pro Max, é preocupante.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.