Apesar de parecer um quase absurdo, há rumores fortes de que a Apple se está a preparar para eliminar o iPhone “base” da sua linha. Em vez disso, a marca ficaria apenas com quatro modelos: iPhone e, iPhone Air, iPhone Pro / Pro Max e, eventualmente, o muito badalado iPhone Fold.
À primeira vista, pode parecer apenas mais um ajuste de catálogo. Mas, se olharmos bem para a estratégia, isto pode ser uma jogada muito inteligente da Apple para maximizar lucros e controlar ainda melhor a sua linha de produtos.
Pode correr mal, porque o custo de entrada vai ficar mais alto para quem quer um iPhone a sério. Mas, os potenciais ganhos são também eles muito interessantes.
O iPhone base sempre foi o “seguro” da Apple
Todos os anos, o modelo base vende muito.
É o equilíbrio entre preço e performance, sem cair nas limitações ou custo elevado dos Pro. Ao acabar com esta versão, a Apple mexe diretamente no ponto mais “seguro” da sua linha de vendas.
O que sobra?
Se os rumores se confirmarem, a hierarquia fica assim:
- iPhone e – o mais barato, mas com compromissos grandes de hardware e funcionalidades.
- iPhone Air – a meio caminho, mais caro, mas também com algumas limitações (menos bateria, apenas uma cârama, etc.).
- iPhone Pro / Pro Max – a aposta “a sério” para quem não quer abdicar de nada.
- iPhone Fold – o novo brinquedo de luxo, ainda mais caro e de nicho.
A jogada escondida: margem de lucro!
O que isto significa na prática? Que a Apple abre um fosso maior entre o iPhone e e o iPhone Air, e coloca o Pro logo ali à frente, para quem quer algo mais a sério.
Ou seja:
- Quem olhar para o iPhone e vai achar que perde demasiado.
- Quem olhar para o iPhone Air pode achar que não compensa face ao Pro.
- E assim, muitos acabam por dar o salto para o iPhone Pro, onde a Apple tem as margens mais gordas.
Ou seja, menos modelos “populares” e mais pressão para subir na escada de preços. No fundo, é a mesma estratégia que a Apple já usa nos MacBook e iPad, em que existe sempre uma “escadinha” para puxar ao máximo a carteira do consumidor.
O que podemos esperar do futuro?
Se a Apple avançar mesmo com esta estratégia, o iPhone “base” vai desaparecer e o mercado vai mudar.
Não só porque a gama fica mais confusa, mas porque a Apple está a preparar o terreno para um futuro onde o iPhone Pro e o Fold são os verdadeiros topos de gama deixando o Air como opção de compromisso e o e como entrada no ecossistema.
E tu, achas que esta jogada faz sentido ou que a Apple está a tentar forçar os consumidores a gastar mais sem realmente oferecer mais opções?