O iPhone Duo vai ser um sucesso, isso é inegável. Sim, é um aparelho caro, provavelmente até demasiado caro para a carteira da esmagadora maioria das pessoas. Mas, ainda assim, eu acredito que vai ser um sucesso tremendo, e que vai esgotar em todos os mercados.
Afinal de contas, todos sabemos que a Apple tem uma certa magia neste tipo de coisas, e que o estatuto que os seus aparelhos dão costuma mandar mais do que a lógica. Por isso sim, o iPhone Duo vai esgotar, e isso vai fazer levantar várias questões importantes.
Mas uma das mais importantes é mesmo o facto de a Apple ter retirado algum do brilho aos modelos Pro e Pro Max. Basta olhar para as pré-vendas destes modelos em 2026. As coisas não estão a correr bem, ou pelo menos, não estão a correr como correram em outras gerações.
Claro que estão mais caros, e as diferenças não parecem ser muitas face ao ano passado. Mas não seria a primeira vez que a Apple pouco ou nada mudava de uma geração para a outra, e as pessoas compravam o iPhone na mesma. Algo mudou, e por isso mesmo, talvez esteja na altura de a Apple também ir um bocadinho mais além.
iPhone Uno em vez de Duo? Gostavas desta ideia?

Portanto, nem todos os fãs do mundo da maçã vão conseguir meter as mãos num iPhone Duo. Sim, vamos ver muito boa gente a pedir créditos, e a pagar o novíssimo dobrável da Apple em 2 ou 3 anos. Mas a realidade é que 2400€ é muito dinheiro, especialmente nos tempos que correm.
Por isso, e como os modelos convencionais parecem estar a perder brilho, a Apple podia fazer uma brincadeira muito interessante ao lançar um Duo sem a capacidade de se desdobrar. Ou seja, em vez de Duo, poderia ser Solo, Uno, ou qualquer coisa do género. A ideia é simples, e parece divertida: um iPhone com o formato de passaporte, sem dobras, a um preço mais simpático.
A realidade é que o Duo já é giro mesmo antes de ser aberto. Isto porque, as pessoas estão fartas de ver smartphones iguais, e este formato parece resultar.
Aliás, já há marcas chinesas a fazer isto, e certamente vamos ver coisas muito interessantes a chegar à Europa dentro desta filosofia. Mas a Apple a fazer isto seria muitíssimo mais interessante, e com resultados que poderiam impressionar até os analistas menos ambiciosos.
Antes de mais nada, o que pensas sobre isto? Comprávas um “iPhone Solo” com este formato largo e diferente se o preço fosse mais acessível, ou para ti o apelo do Duo está exclusivamente no ecrã que dobra?








