Segunda-feira, Setembro 29, 2025

iPhone preto? Parece estranho não existir. Mas é propositado.

Faz ideia da cor mais vendida a uma escala global no mundo dos smartphones? É o preto! É sempre o preto. Por isso, é obviamente muito estranho olhar para a mais recente gama de smartphones da Apple, e reparar que o preto não existe nos modelos mais caros.

Mas não é assim tão estranho. É estratégia.

iPhone preto? Parece estranho não existir. Mas é propositado.

O mais escuro é o azul, e os riscos já se notam… Bastante bem.

Já reparaste que não existe um verdadeiro iPhone preto nos modelos Pro e Pro Max? Há laranja, há prateado, e há também azul escuro.

Ou seja, até existe um tom escuro! Mas não um preto absoluto.

Parece uma decisão estranha, porque esta é a cor mais popular em todas as gerações de qualquer smartphone. Aliás, em termos de quota de mercado, não é difícil vir a cor preta com mais de 70% do total das vendas.

Mas na verdade é uma jogada de estratégia da Apple.

Do titânio de volta ao alumínio!

Depois de duas gerações a apostar no titânio, a Apple regressou ao alumínio.

iPhone

À primeira vista, pode parecer um passo atrás, mas faz todo o sentido: o alumínio é mais barato e garante melhor refrigeração interna. Afinal, por baixo do design premium, estes iPhones sempre tiveram uma base estrutural em alumínio.

O titânio era mais uma novidade que tentava passar uma imagem premium, do que algo realmente necessário e útil.

A questão dos riscos

O problema é que o alumínio tem uma fraqueza conhecida: risca-se facilmente.

Os testes e primeiras críticas já voltaram a apontar exatamente isso. Mas aqui entra o detalhe curioso… É precisamente por causa desta fragilidade que não existe um iPhone preto nos modelos Pro.

Num corpo em alumínio, o desgaste do dia a dia, os riscos e pequenas marcas ficam muito mais evidentes em tons escuros. Com o preto, essa vulnerabilidade saltava à vista e a Apple sabe que seria um ponto de crítica constante.

Isto também acontece, porque na traseira dos novos modelos Pro, existe mais alumínio. Antes era apenas vidro. Agora temos vidro no meio, e alumínio à volta.

Nada de novo, na verdade

É inegável que um smartphone que começa nos 1349€ não deveria ser tão frágil. Mas, quem se lembra dos iPhones mais antigos também em alumínio sabe bem como era. As versões escuras riscavam-se só de olhar para elas. É uma limitação do material e não há muito que se possa fazer além de disfarçar com cores menos agressivas. Ou então… Usar capa.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙