iPhone: O que parecia estranho, agora faz todo o sentido!

Já se fala disto há alguns meses, mais concretamente desde que a gama iPhone 17 foi lançada em Setembro do ano passado. Mas… Se na altura pareceu estranho, agora faz todo o sentido.

O mundo dos chips de memória, armazenamento, etc… Está no caos. Por isso, uma Apple a dividir lançamentos ao longo do ano, para conseguir ter componentes suficientes, a um preço que faz sentido, pode muito bem ser uma jogada de génio.

Caso não saibas, vários rumores apontam para uma Apple a ser capaz de controlar preços em 2026, ao usar o mesmo exato molde de 2025, enquanto todas as rivais estão obrigadas a aumentar.

iPhone: O que parecia estranho, agora faz todo o sentido!

A Apple pode estar prestes a mexer outra vez no calendário do iPhone. E não é por capricho.

Segundo um novo relatório do Nikkei Asia, a Apple deverá apostar num lançamento dividido para a geração iPhone 18. Os modelos Pro e Pro Max chegam no outono de 2026, possivelmente acompanhados pelo muito falado iPhone Fold.

Já o iPhone 18 “normal” só deverá aparecer na primavera de 2027, lado a lado com o iPhone 18e.

Ou seja, os modelos mais caros chegam primeiro. O que deverá servir para dar mais ênfase aos modelos Pro e ao novo Fold. Com o iPhone “base”, aquele que mais vende, a chegar depois.

Isto muda o foco, mas também facilita a cadeia de fornecimento. Afinal de contas, não há memória para todos, e que há, é extremamente cara. Se a Apple adia os aparelhos que mais vendem para depois, consegue dividir para conquistar.

Faz sentido começar pelos modelos caros?

Perante este cenário, atrasar os modelos de maior volume parece lógico. Os iPhone base são os que vendem mais, exigem inventários enormes e margens mais apertadas. Já os Pro vendem menos unidades, têm preços mais altos e permitem absorver melhor os custos acrescidos de produção.

É uma forma de gerir riscos, proteger margens e ganhar tempo enquanto a cadeia de fornecimento respira um pouco melhor.

E o iPhone Air?

Aqui a coisa fica mais confusa. O mesmo relatório indica que o alegado iPhone Air 2 pode nem sequer ser lançado em 2026. Isto vai ao encontro de informações avançadas por outros meios, mas contradiz rumores vindos da China que insistem num iPhone ultrafino já no próximo outono.

Por agora, tudo aponta para um foco claro nos modelos premium e em formatos diferenciadores, como o Fold.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também