Caso não saiba, apesar do incrível sucesso da gama de smartphones iPhone 15 um pouco por todo o lado, a realidade é que a Apple não está a gozar de muito sucesso na China, um dos maiores mercados mundiais no que diz respeito ao consumo de produtos mobile.
Porquê? É difícil de perceber a 100%, mas tudo indica que a Huawei tem muitas culpas no cartório, devido ao lançamento da sua gama de smartphones Mate 60, agora com capacidades 5G, e claro… Os tradicionais designs Huawei que deixam sempre água na boca.
iPhone não vende bem na China. A culpa é da Huawei!
Portanto, depois de muito sucesso e progresso no mercado Chinês, os esforços da Apple parecem estar a bater numa barreira intransponível. A causa parece estar numa fraca procura no lado dos consumidores, e pelos vistos, também numa espécie de ressureição no lado da Huawei, que anda a fazer das suas com o Mate 60.
De forma mais concresta, os analistas de mercado estimam uma queda de 4.5% no número de aparelhos enviados para as lojas em território Chinês, tudo porque os que já estão em stock não se vendem à mesma velocidade dos anos anteriores.
4.5% não é de todo o fim do mundo para a Apple, mas é um número grande o suficiente para que exista uma investigação. Afinal de contas, o mercado Chinês é um dos principais mercados de smartphones à face da terra, sendo capaz de movimentar milhões de unidades em meros dias ou semanas. (Não é por acaso que as fabricantes Chinesas continuam a preferir lançar os seus aparelhos mais recentes primeiramente na China.)
Huawei tem culpa?
Aparentemente sim, com o lançamento dos Mate 60 baseados no SoC Kirin 9000S agora com capacidades 5G, nomeadamente com as suas versões especiais “Ultimate”, a realidade é que os consumidores voltaram a ganhar um novo e renovado interesse pela fabricante. A grande maioria das versões do Mate 60 estão esgotadas na região.
Ainda não temos números exatos, mas os analistas apontam para uma dor de cabeça para a Apple com o nome da Huawei.
Porém, é muito provável que a Apple compensa a perda num lado com novos ganhos no outro. O iPhone, nomeadamente os modelos Pro, está esgotado em quase todo o lado no ocidente. É a loucura. Entretanto, como deve imaginar, neste lado do globo não existe ameaça da Huawei, que continua muito limitada no lado dos serviços Google.