Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

iPhone mais caro num futuro próximo? É provável!

Sim, eu sei que muitos dos leaks e rumores apontavam para um iPhone 15 Pro mais caro en 2023, e um iPhone 15 Pro Max ainda mais caro, o que obviamente assustou vários consumidores, mas, no final do dia, acabou por ser uma montanha que pariu um rato.

Porém, enquanto esta estratégia da Apple serviu para meter todo o mundo Android em alvoroço, é inegável que a gigante Norte-Americana tem planos para encarecer o seu produto mais popular, e mais lucrativo, o iPhone.

Ao que tudo indica, o aumento pode acontecer já em 2024, por razões muito óbvias, e outras menos óbvias.

iPhone mais caro num futuro próximo? É provável!

USB-C mais lento no iPhone 15

Portanto, vamos imaginar que tem um negócio próprio, onde todos os dias vende copos de limonada aos seus vizinhos e amigos. Todos os dias faz sumo suficiente para 20 copos, e claro, todos os dias vende todo o stock disponível. Incrível não é? Claro!

Agora vamos começar a supor que a sua limonada é tão boa, que além de vender os 20 copos diários, fica ainda com pessoas a reclamar na fila, a tentar reservar um dos copos do dia seguinte (pré-encomendas). Mas, infelizmente, não tem mais força de produção, e como tal, não consegue garantir unidades para todos os interessados.

iPhone 15

O que faz? Além de ser possível aumentar preços, porque a procura é muito maior que a oferta, se quiser aumentar a sua força de produção, também fica logo definido à partida que vai ter de gastar mais dinheiro por cada copo produzido, por ser preciso mais componentes. Em suma, em qualquer uma das formas, isto significa quase sempre um aumento de preço no produto final.

Está a perceber onde quero chegar?

Meio em tom de brincadeira, mas também muito a sério, a Apple anda a vender o iPhone 15, nomeadamente os modelos Pro e Pro Max, como se fossem pãezinhos quentes acabadinhos de sair do forno.

Aliás, apesar do facto do iPhone ter sido lançado no dia 15 de Setembro, e de já ter chegado ao mercado de forma oficial há cerca de 1 mês, a realidade é que muitas pré-encomendas ainda não foram satisfeitas. Em Outubro, se porventura quiser uma unidade do Pro ou Pro Max, vai ter de esperar cerca de um mês até receber o seu smartphone!

Tendo tudo isto em conta, e devido ao facto dos custos de produção estarem a aumentar. O que muito se deve ao facto de a Apple estar a atirar dinheiro para cima dos problemas de produção atuais, em 2024 a coisa vai encarecer, provavelmente de forma significativa.

Só para ter noção daquilo que aconteceu em 2024, no lado da produção, o custo do iPhone 15 subiu 16%, o iPhone 15 Plus subiu 10%, enquanto os modelos Pro Max subiram cerca de 8~12%.

Aliás, em algumas regiões, o iPhone 15 Pro Max já subiu cerca de 100 euros face ao ano passado. Algo que deverá acontecer em Portugal já no próximo ano se a Apple quiser continuar com a atual estratégia Pro Max. Aliás, caso o plano seja abandonar o Pro Max para saltar para um modelo Ultra, a subida de preço até poderá vir a ser um pouco mais significativa, com o acréscimo da qualidade de construção e funcionalidades exclusivas.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que ainda há espaço para encarecer smartphones? Ou já estamos a chegar a um ponto demasiado exagerado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também