iPhone Fold pode ser o maior salto da Apple desde o iPhone X

O iPhone dobrável anda há anos nos rumores, aliás, há quem diga que este mercado só vai arrancar a sério quando a Apple lançar o seu primeiro “Fold” ou “Flip. Mas… Parece que 2026 vai mesmo ser o ano da sua estreia.

Porém, segundo Mark Gurman, este não será “mais um foldable” como os que já conhecemos da Samsung, Honor ou Huawei. A Apple prepara-se para lançar aquele que pode ser o iPhone mais ambicioso de sempre! Com quatro câmaras, novo sistema biométrico e modem próprio C2.

O maior salto desde o iPhone X?

apple fold vai buscar muitos elementos ao iphone 17 air

Caso não se lembre, em 2017, a Apple apresentou o iPhone X e marcou a década seguinte com o notch e o Face ID.

Agora, tudo indica que o próximo grande salto será o iPhone Fold, um modelo que abre como um livro para revelar um ecrã interno de cerca de 8 polegadas, mantendo no exterior um painel entre as 5 e 6 polegadas para uso rápido.

Quatro câmaras. Mas não são todas na traseira. 

O iPhone Fold deverá trazer quatro sensores: um frontal, um interno e dois traseiros (principal e ultra-wide ou telefoto). Ou seja, apesar de a Apple querer uma experiência fotográfica sem compromissos, é provável que a qualidade traseira seja similar à de um iPhone ‘base’.

Touch ID em vez de Face ID

Outra mudança surpreendente será o regresso do Touch ID.

A Apple deverá abandonar o Face ID neste modelo para conseguir manter o design mais fino, numa abordagem semelhante ao Galaxy Z Fold 7. É uma decisão polémica, mas que faz sentido num dispositivo dobrável onde o espaço é crítico.

Modem C2 e mais autonomia

O iPhone Fold vai também ser o primeiro a abandonar totalmente os modems da Qualcomm. Em vez disso, estreia-se o C2, modem desenvolvido pela Apple para maior eficiência energética e melhor conectividade. A marca acredita que esta peça será essencial para garantir autonomia num dispositivo naturalmente mais exigente.

Preço e posicionamento

Tudo isto terá um preço. Os rumores apontam para cerca de 1800 dólares, com apenas duas opções de cor: preto e branco.

Um valor que o coloca diretamente frente aos dobráveis mais caros do mercado. Porém, com a força do ecossistema Apple por trás.

Vale a pena esperar?

O iPhone nunca muda grande coisa de um ano para o outro. Mas, em 2025, a realidade é que vamos ter uma boa subida na memória RAM, e claro, um novo design traseiro. Por isso, se está a equacionar saltar a próxima geração para comprar um Fold… Tem uma escolha difícil pela frente.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque