O famoso iPhone dobrável da Apple continua a dar que falar, e ao que tudo indica vai mesmo ser uma realidade no próximo ano. Altura em que a Apple vai fazer algumas mexidas nos seus planos de lançamento, de forma a refrescar toda a sua gama de smartphones… Que caso não saiba, é a gama de produtos mais importante da Apple. Apesar do sucesso de outros produtos, a realidade é que a gigante Norte-Americana vive e respira iPhone.
Dito tudo isto, surgem agora novos detalhes sobre a engenharia envolvida no projeto e, claro, sobre o preço que poderá acompanhar tanta tecnologia inovadora. Afinal de contas, aparentemente, a Apple está a puxar pelos galões para eliminar o maior problema dos dobráveis… o vinco no meio do ecrã.
iPhone dobrável quer ser melhor… Por isso vai ser MUITO caro
Segundo Ming-Chi Kuo, o iPhone dobrável vai mesmo usar painéis OLED fornecidos pela Samsung, já com a promessa de serem “sem vinco”. Algo curioso, porque a Samsung anda a jogar o “jogo” dos dobráveis à vários anos, e continua a ter um vinco nos seus dobráveis.
É exatamente por isso que entra em cena a fornecedora coreana Fine M-Tec, que vai produzir placas metálicas para reforçar a estrutura e evitar deformações com o uso.
Laser, metal… e contas “salgadinhas”
Para fixar estas placas ao ecrã, a Apple vai recorrer a um processo de perfuração a laser, que substitui o tradicional método de gravação química. Resultado? Um aumento de custo até 175%.
Ou seja, só este passo pode custar entre 30 e 35 dólares por unidade, além do valor das próprias placas. Só nesta brincadeira, estamos a falar de mais de 60 dólares por unidade! Tudo apenas e só para mitigar o vinco.
Isto, claro, vai pesar no preço final. O dobrável da Apple vai ser o mais caro do mercado, muito provavelmente à volta dos 2500€. Uma loucura? Talvez, mas já era esperado. E pode até ser mais. O analista Ross Young lembra que uma das formas mais eficazes de eliminar o vinco é usar vidro frontal mais espesso e tratado quimicamente, o que encarece ainda mais o processo.
Massificação? Só em 2026
A produção em massa do iPhone dobrável deverá arrancar na segunda metade de 2026. A Apple não vai ser a primeira a lançar um dobrável, mas quer garantir que será o melhor. Ou pelo menos o mais refinado.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


