O primeiro iPhone dobrável da Apple está cada vez mais próximo, sendo esperado já para o próximo ano, e pode chegar com uma grande vantagem de custo face ao que todos esperavam.
Tudo graças a um componente-chave neste tipo de aparelho. A dobradiça.
Ou seja, segundo novas informações vindas da cadeia de produção, a dobradiça vai custar entre 70 e 80 dólares por unidade, uma redução significativa face às estimativas iniciais que apontavam para 100 a 120 dólares.
Pode parecer pouco, mas multiplicado por milhões de unidades, essa diferença é brutal.
É graças às parceiras!
A Apple está a trabalhar com a Foxconn e a Shin Zu Shing (SZS) numa nova joint-venture dedicada exclusivamente à dobradiça do iPhone Fold. Dito isto, a parceria, liderada pela Foxconn, vai controlar cerca de 65% das encomendas, enquanto os restantes 35% ficam nas mãos da Amphenol.
O objetivo é óbvio, ao passar por melhorar a eficiência de produção sem comprometer a qualidade. Dito isto, a Apple quer garantir que o ponto mais sensível de um dobrável (a dobradiça) seja robusto, durável e fácil de montar em larga escala.
Custo mais baixo? Sim! Mas a mesma qualidade.
A redução de preço não vem de materiais mais baratos, mas sim de processos de produção mais inteligentes. Ou seja, com a experiência industrial da Foxconn e a precisão da SZS, a Apple está a conseguir otimizar a montagem, reduzir desperdício e aumentar o rendimento de produção.
Isto resulta em menores custos, sem sacrificar a fiabilidade. O que por sua vez pode permitir à Apple manter margens elevadas ou até lançar o iPhone dobrável a um preço mais competitivo do que se previa.
O que esperar do iPhone dobrável?
Os rumores mais recentes apontam para um lançamento em 2026, com um ecrã interno de 7.8 polegadas e um ecrã exterior de 5.5 polegadas.
A estrutura deverá ser em liga de alumínio e titânio, e o novo sistema de dobradiça promete uma dobra quase invisível, algo que os concorrentes ainda não conseguiram resolver por completo.
O primeiro iPhone realmente diferente em vários anos?
A Apple adora entrar tarde, mas entrar bem. O iPhone Dobrável pode ser um outro exemplo da estratégia que tem dado frutos.
A correr bem, este pode ser o dobrável que mete este tipo de produto no mapa.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!